4 dicas para encontrar tempo para o blog
Uma vez algumas pessoas vieram me perguntar como eu encontrava tempo para o blog fazendo faculdade e estagiando. Falei que dava um jeito, mas hoje vim dar dicas mais detalhadas.
Sei que muitas pessoas aqui se esforçam para encontrar um tempo para o blog. A vida as vezes fica “no caminho” do blog. O que faz muita gente desistir, excluir o blog ou desanimar mesmo. Se você ainda está apaixonada e determinada em fazer o seu blog crescer, deve tá se perguntando agora “Tá, mas como vou conseguir um tempo para cuidar do blog?”.
Quando comecei a faculdade, pensava que teria que parar com o blog. Na época eu fazia 1 post por dia, postava tooodos os dias da semana (tirando domingo que eu botava como meu “dia de folga”). Porém, como curso Publicidade e Propaganda, em quase todas as aulas os professores citam os blogs. Daí eu pensei “Pra que vou parar? Tenho que conciliar isso”, afinal eu adoro postar em blog desde os meus 10 anos de idade. Então, tive que aprender a fazer um melhor uso do meu tempo.
1. Tarefas em partes
Por natureza, eu sou multitarefa. Abro o blog para responder os comentários, depois abro outra aba pra pesquisar alguma coisa que lembrei, depois abro outra aba pra fazer algum trabalho da faculdade, e assim vai indo. Mas multitarefa é a pior coisa que você pode fazer pra sua produtividade. Toda vez que você alterna entre as tarefas, pode levar até 30 minutos ou mais para o seu cérebro trocar as marchas, entende? Alternando tarefas muitas vezes pode custar tanto quanto 40% de seu tempo produtivo!
Aí vem a ideia de realizar tarefas em partes.
- Fazer um brainstorm (rascunho) de postagens para o blog em tópicos (1 a 3 horas, pelo menos uma vez por mês)
- Criar um calendário editorial mensal (1 hora, uma vez por mês)
- Escrever o conteúdo do blog (2 a 8 horas, 1 a 2 vezes por semana)
- Fotografar para o blog – sejam produtos, looks do dia, livros, o que quer que seja (2 a 4 horas, 1 vez por semana)
- Agendar os posts nas redes sociais para visitarem seu blog (1 a 3 horas, 1 vez por semana)
- Responder os comentários (30 minutos, 3 vezes por semana)
- Comentar em outros blogs (30 minutos, 2 vezes por semana)
É libertador quando você começa a escrever vários conteúdos e já deixa tudo pronto para ser postado. Com 6 posts feitos com antecedência, não vai haver mais pressão para escrever o post do dia/semana, porque você vai estar acima disso já.
2. Foco, foco e foco
Eu sei que é tentador ficar abrindo as abas do navegador. Trabalhar em casa pode ser difícil por causa dessa questão da distração, por isso tenha foco. Sempre!
Primeiro, se você tiver tarefas que precisam ser feitas, você tem que coloca-las em primeiro lugar. Fazer de modo que não incomode. Em seguida, feche as abas do navegador. Desliga a internet do seu celular para não ver nem as notificações. Apenas se desligue das outras coisas que são desnecessárias no momento que você escreve. Se concentre em uma tarefa de cada vez.
Dicas para manter o foco:
- Termine as tarefas que te distraem primeiro para que você se concentrar
- Feche as abas do navegador que não tem haver com o que você está fazendo (se você está escrevendo um post para o blog, feche o Facebook, Twitter e Instagram, por exemplo)
- Escreva os posts em modo offline (só abra outra aba do navegador se estiver procurando informações para o conteúdo que está escrevendo no blog)
- Faça uma tarefa de cada vez
- Mude de lugar se você não consegue se concentrar em casa
3. Priorize
Eu sofro da ideia perdida. Que é quando eu tenho mil ideias com projetos que podem me manter ocupada nos próximos 5 anos, mas não priorizo a ideia na hora e depois a perco. Isso é horrível, porque o meu cérebro está sempre criando novas ideias, com isso é difícil eu terminar algum projeto atual, às vezes. Então, se você é como eu, faça uma lista com todas as suas ideias.
Uma vez por mês, vejo quais ideias já estão sendo executadas para terminar logo e dar espaço para colocar novas ideias. Eu me forço para trabalhar em projetos e tarefas na ordem de prioridade que eu vou pensando. Não é uma coisa legal pra fazer, mas isso realmente me ajuda a finalizar tudo. Às vezes, vou priorizo projetos rápidos do que os mais longos (que dão mais trabalho), mesmo que o projeto mais trabalho seja o “mais importante” para mim. Completando essas tarefas rápidas me ajuda a sentir uma sensação de realização que me faz continuar. Então posso me concentrar nessa tarefa grande e finalmente executar!
4. Automatize!
Automação é vida! Eu não sei onde eu estaria sem algumas ferramentas para o blog. Aprendi isso depois que estagiei pela primeira vez na área de marketing digital em uma agência.
Automação também é útil em fazer as coisas em partes! Sem as minhas ferramentas de automação, eu não seria capaz de programar todos os meus posts nas redes sociais avisando que tem um post novo no blog ou coisa do tipo. Eu também não seria capaz de programar meus posts antes do tempo e em partes. Eu seria uma garota chata, triste e estressada.
Já dei dicas de ferramentas aqui no blog para divulgar seus posts nas redes sociais de forma certinha e programada, sem perder tempo.
Encontrar tempo para seguir a sua paixão pode ser difícil mesmo. Quando você aprende a fazer, o tempo que você tem, ser o seu mais produtivo, você vai ser capaz de fazer coisas ainda melhores do que antes.
E aí? Te ajudei com essas dicas? Comentem aqui!
Dani Ramos
agosto 8, 2017Adorei as dicas…
Para mim, a palavra para organizar o meu blog é FOCO.
Dani Ramos
http://donaengenhosa.com.br/
Gabs Dutra
agosto 8, 2017Moça seu post veio na hora certa, sabe eu to me vendo nesse mundo de tempo curto pra trazer conteúdo ao blog, ele ta ficando paradão, até to com a ideia de abrir vagas para colaboradores, teu post foi muito útil, até salvei aqui, ele me salvou hahaha
Beijão >www.seteprimaveras.com
Thami Sgalbiero
agosto 10, 2017Tenta essas dicas, se não der certo, opte pelos colaboradores mesmo. 😉
Carol R
agosto 8, 2017Tá falando foco foco foco
bjs
Mariana Menezes
agosto 8, 2017Que post incrível, guriaaa! Sério, me identifiquei muito contigo, também sou dessas que quer fazer mil coisas ao mesmo tempo e acabo me dispersando. Eu trabalhava em tempo integral, fazia facul, inglês e academia e também arrumava tempo pro blog. Depois que saí do meu trabalho ficou mais fácil, mas é possível SIM a gente dar conta (apesar que às vezes o cansaço toma conta, né?).
É preciso muita organização, e como tu ressaltou: FOCO! Essa é palavra-chave pra encontrar tempo pro blog.
Enfim, amei as dicas 🙂
Beijos!
Letras na Gaveta
Thami Sgalbiero
agosto 10, 2017Sim, Mari! É possível! Mas quando vem o cansaço, temos que dar um tempo, respirar e depois voltar com foco e o principal: organização. Hahahaha! Porque quando estamos cansadas, não produzimos nada de bom.
Pâmela
agosto 8, 2017Acho que foco é a dica principal também né?
Adorei a dica de fazer posts to precisando urgentemente.
Tinha uns prontos ai agora fui ver já publiquei tudo haha
Beijos!
Pam
Marina
agosto 8, 2017Menina, eu SEMPRE me distraia com outras abas abertas. S E M P R E! Mas de um tempo pra cá, deixo apenas a aba do post aberta e só abro outra quando finalizo o post ou quando preciso de imagens durante. E ó, ajuda MUITO a concentração. Na verdade, antes de postar algo, sempre respondo os comentários, ou então leio outras coisas na internet, o que as vezes me dá ideias de posts. E sempre que vou fazer algum trabalho da faculdade, eu nem entro em rede social, se não já era. HAHHAHAHAHA
Enfim, adorei o post! As dicas foram bem válidas <3
beijos
http://www.marinaalessandra.com
@mariinaale
Thami Sgalbiero
agosto 12, 2017O que me ajuda também é escrever posts a noite, que aí me vem toda as ideias e fica mais silenciosa a casa. É, pra responder os comentários é preciso um pouco de atenção também, pra poder ler os posts e responder tudo sem enrolar pra não virar bola de neve, haha!
1001 Julietas
agosto 8, 2017Thamiiiiiiiiiiiiiiii, só queria agradecer por este post. Me vi na sua rotina e é muuuito difícil manter a periodicidade, agora que estou pegando mais pesado e levando esse trabalho mais para o lado profissional mesmo.
Já salvei seu post pra continuar lendo assim que terminar de terminar as minhas tarefas agora haha. Porque se tem uma coisa que eu sou é multitarefa 🙂 hahah
http://www.1001julietas.com/
Thami Sgalbiero
agosto 12, 2017Te entendo nisso da multitarefa, haha!
Pathy Guarnieri
agosto 8, 2017Thami, amei essas dicas! Estava precisando de uma juda como está e esse post caiu como uma luva!
Beijo!
Tauani Cruz
agosto 8, 2017Esse post chegou na hora certa na minha vida!
Essa semana voltaram minhas aulas da faculdade, e ela fica bem longe de casa. Eu chego em casa já querendo dormir, e não tenho mais ânimo para fazer nada! Dificil essa vida </3 Principalmente agora, que esse semestre será mais apertado do que o primeiro! Mas vamos lá hahaha
Essas dicas foram muito úteis para mim,já tinha o costume de deiar os posts prontos e depois só ir postando, e agora vou manter isso. Nas redes sociais, ainda não aprendi a maneira certa de fazer isso, mas com fé, chegamos lá! hahaha
Beijos, Tau
Thami Sgalbiero
agosto 12, 2017Nas redes sociais é só programar mesmo. Tem alguns sites, programas e aplicativos que ajuda. Toda vez que você postar algo no blog, automaticamente vai avisar nas redes sociais. Aí você não vai ter mais trabalho com isso 😉
Thaiane e Thalita
agosto 8, 2017Amamos as dicas e ultimamente estamos com pouco tempo para dedicar ao blog então esse post veio em boa hora, como trabalhamos em casa além do blog, as vezes priorizamos outras coisas e deixamos o blog de lado para quando sobra tempo. Gostamos das dicas de dividir as tarefas em partes e com certeza ter foco é tudo.
Beijos
http://onlyinspirations.blogspot.com.br/
Thami Sgalbiero
agosto 12, 2017O bom é que vocês são duas, então dá para dividir as tarefas e não ficar tão pesado, sabe?
Bianca
agosto 8, 2017Thami seu post não só traz dicas como também inspiração e motivação porque você mesma usou e comprovou que funciona. Também acho que foco faz diferença, não adianta só ficar querendo fazer e não tomar atitude. ♡ xoxo, Blog B de Bia
Thami Sgalbiero
agosto 12, 2017Sim, essas dicas funcionam! Hahaha! Que bom que traz também inspiração e motivação 🙂 fico feliz de saber isso, Bia!
Duane
agosto 8, 2017MELDELS DO CÉU. Se eu li post mais útil sobre a blogosfera esse mês, não me lembro, porque você OFUSCOU todos eles! Vou até salvar nos favoritos pra copiar essa sua rotina de organização porque cara, é justamente aí que me perco. Acabo ficando hooooras comentando em outros blogs, sério. Fora que ainda tô aprendendo a fazer imagens bonitas e sou perfeccionista, aí o negócio demora mais ainda. Isso de escrever sem internet é VIDA. Taco tudo no modo avião e vou HAHAH. E que legal que você também prioriza as tarefas mais rápidas e isso acaba te motivando a fazer as mais longas. Também sou assim! Muito obrigada por esse post, ajudou muito <3
Beijos!
Thami Sgalbiero
agosto 12, 2017Organização nunca é o nosso forte né? Só depois de ser muito trabalhada. Hahaha! Eu costumo ficar horas respondendo comentários, porque tenho o costume de abrir 39848 abas do navegador pra fazer um monte de coisa, hahaha! Daí já viu né? Mas agora to sabendo focar melhor nisso para não perder mais tempo.
ALINE
agosto 8, 2017Gostei muito das dicas.
Luly
agosto 9, 2017Nossa, Thami, ultimamente tô precisando seguir TODAS essas dicas! Principalmente sobre ter foco, que é algo que tá me faltando em todos – os – aspectos – da – vida! Seu post me deixou com aquele pesinho na consciência básico de quem não está fazendo 1% do que devia/queria, e ao mesmo tempo deu vontade de pegar no tranco!
Thami Sgalbiero
agosto 12, 2017Não é pra desmotivar, pelo contrário, é pra pegar firme no que você realmente quer e fazer. 😉
Lilian Moraes
agosto 9, 2017Acho que uma das únicas coisas que não faço e já deveria é procurar ferramentas para divulgar o blog em redes sociais, na verdade, tirando o Pinterest eu nem divulgo hahahaha, já tentei, mas as pessoas literalmente não curtiam nada no facebook e me desanimei total.
E você tem razão, foco é tudo!
Beijos
http://orangelily.com.br/
Thami Sgalbiero
agosto 12, 2017Eu já fiz até um post aqui no blog com dicas de plugins e sites para fazer essa divulgação nas redes sociais automaticamente: http://bit.ly/2rj3JLd
Emerson
agosto 9, 2017Dicas maravilhosas. Por incrível que pareça eu tenho vários posts programados já.
Até mais,
Emerson Garcia
O Jovem Jornalista está de volta! Confira o novo post.
#jj #jovemjornalista #05deagosto #estreia #JJ2017B
Jovem Jornalista
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Thami Sgalbiero
agosto 12, 2017Isso é bom, Emerson!!!
Fernanda
agosto 9, 2017Adorei as dicas! Eu preciso me organizar melhor com o blog, mas as vezes fico enrolando e não faço nada. Haha O que me ajuda é fazer listas e mapa mental pra organizar as ideias. As vezes deixo pelo menos o assunto pronto e aí no dia só termino o post. Beijo! <3
Thami Sgalbiero
agosto 13, 2017Também organizo os posts do blog por listas no celular mesmo. Depois só abro o editor do blog e escrevo o post. Ajuda bastante já. 😉
Simone Benvindo
agosto 9, 2017Me ajudou sim, o que tenho feito é anotar as minhas ideias, tem me ajudado bastante. Preciso me focar mais em fazer uma programação das tarefas para não ficar tão sobrecarregada as vezes.
Charme-se
Thami Sgalbiero
agosto 13, 2017Uma programação boa, vai te deixar mais leve com todas as tarefas.
Jaynara Lambert
agosto 9, 2017Até que agora, o que não me falta é tempo. Chega até ser chato não ter nada pra fazer. Mas quando eu trabalhava e estudava, as coisas já eram mais difíceis. Quando estudava, tinha a escola (claro!), dever de casa, provas, trabalhos e cursinho à noite e academia de manhã. Agora me pergunto, como eu dava conta? Acho que praticava bastante essas dicas que você tá dando.
Quando você quer algo, você consegue conciliar as coisas, basta se planejar melhor!! Post bastante útil, tanto em relação a blogs e a nossa vida em geral!
Beijos!!
Boas de Papo
Thami Sgalbiero
agosto 13, 2017Exatamente, Jay! Quando você quer algo, você consegue organizar tudo pra dar certo.
Gabriela Dahmer Coitinho
agosto 9, 2017Acabei de descobrir que tenho “problema de ideia perdida”, kkkkk. Na verdade, eu já sabia que tinha, mas nunca havia pensado nesse nome para tal. Porém, desde que criei o blog e aprendi a me organizar melhor, comecei a anotar as ideias que me vem a mente na hora. Eu trabalho, faço academia, tenho curso de inglês uma vez na semana e mais o blog. Eu faço da seguinte forma:
– Nas segundas, quartas e sextas eu posto, portanto, sempre tenho a divulgação para fazer também, mas algumas já ficam programadas (dica que peguei contigo a meses atrás, então, obrigada!).
– Todos os dias eu leio e comento algumas postagens das blogueiras que sigo e me chamam atenção. Então demoro de 30 a 60 minutos para fazer isso.
– Nas terças e quintas eu reservava para criar mais conteúdo, mas agora só faço isso nas quintas ou demais dias, se eu tiver muito inspirada, já que terça tenho curso. Mas só faço isso depois de divulgar postagens e comentar os blogs que sigo.
– Deixo para responder todos os comentários da semana nos sábados a noite, e levo cerca de 1h para fazer isso, mas depende da quantidade de comentários ou da importância deles. Alguns as respostas são mais curtas que outros.
– Fotos eu deixo para os dias de folgas, que agora são somente os domingos.
E faço como disse no post, eu termino todas minhas tarefas antes de vir pro blog. Única coisa que faço junto é tomar meu chimarrão e jogar minhas cartas, mas isso somente enquanto estou divulgando ou comentando blogs, e sempre acompanhada de música. Mas quando abro o rascunho para criar conteúdo, eu paro de fazer tudo e desligo a música, assim minha atenção total vai para o que estou escrevendo. Ah, e eu sempre deixo mais de 2 semanas de posts prontos, assim não fica aquela pressão toda. Porém, este mês eu já fiz todo no mês passado (eu estava bem empolgada e cheia de inspiração) e estou começando o mês seguinte agora.
Beijos
Thami Sgalbiero
agosto 13, 2017Por enquanto, também estou postando segunda, quarta e sexta. Raramente é que posto um dia seguido do outro. Aí deixo terça e quinta para responder comentários, mas as vezes não dá. Porque nisso de ficar abrindo muitas abas, acaba tirando meu foco. Sobre responder os comentários, alguns que estão na cara que a pessoa não leu o post, eu nem respondo, poupo meu tempo e dou atenção a blogs que realmente merecem, sabe? Isso acontece comigo também! Eu gosto de ouvir música fazendo tudo, mas quando vou parar pra escrever um post, preciso desligar ou abaixar no mínimo pra ter mais atenção. Muito bom ter os posts já prontos para cada dia, programação e organização é tudo!
Bruna Morgan
agosto 9, 2017Pegar um dia pra escrever posts e programá-los tem sido o modo mais fácil de deixar o blog ativo ♡
Thami Sgalbiero
agosto 13, 2017Sim, essa é uma dica valiosa!
Carol Doria
agosto 12, 2017Que ótimas dicas, adorei.
Comecei a perceber algumas coisas que você citou no post e está fazendo uma diferença enorme pra mim.
Sem dúvidas desligar o celular ajuda e muito, assim não ficamos distraídas e produzimos um conteúdo bem melhor.
Beijos
caroldoria.com
Thami Sgalbiero
setembro 2, 2017Porque aí desligando o celular, já da a entender que você não está podendo falar, que está ocupada. Pra pessoa que quer falar com você e pra você mesma.
Ranielle
agosto 30, 2017Era disso que eu tava precisando!!!
anotei as dicas e vou seguir com certeza! Muito obrigada <3
Sheyla - DMulheres
setembro 1, 2017Mulher
Eu postava seg, quartas e sextas , mas anda tão difícil conciliar tudo, tem que ter foco mesmo e organizar-se como você fez, suas dicas são preciosíssimas. Amei o blog.
Beijos e um bom final de semana!
♥ Blog DMulheres ♥ Instagram ♥ Fanpage
Thami Sgalbiero
setembro 2, 2017Se conseguir escrever 3 posts logo no final de semana, durante a semana fica mais fácil de lidar com tudo isso. 😉
Biah
janeiro 31, 2018Thami suas dicas estão hiper me ajudando. Voltei a escrever recentemente e estava meio perdida, não queria cometer os mesmos erros. Muito obrigada continue nos inspirando <3
Thami Sgalbiero
fevereiro 1, 2018Fico feliz que o post ajudou! 🙂