Vocês já devem ter lido eu comentando
nesse e
nesse post sobre os livros da Thalita Rebouças que eu AMO né? Já contei também que esse livro (Fala Sério, Mãe!) foi um dos meus primeiros livros que eu li na vida, eu devia ter meus 11/12 anos de idade, peguei na biblioteca da minha antiga escola, li o primeiro capítulo e viciei. Esse é um dos meus livros favoritos. Acontece que eu só consegui comprar-lo ano passado na Bienal e até mostrei
aqui, e eu reli ele recentemente e vim trazer essa resenha pra vocês.
Sinopse: Mãe e filha. Que relação complicada essa! Amor, carinho, compreensão e, claro, muitas, muitas brigas. Brigas importantes, brigas bobas, brigas memoráveis. Só variam conforme a idade. Boletim, namorados, arrumação do quarto, legumes, viagens, festas, hora de chegar das festas… tudo é motivo para essas pelejas domésticas.
Para Ângela Cristina, elas são apenas carinho e preocupação. Para Maria de Lourdes, são chateação materna mesmo. Na primeira metade do livro, os textos mostram o ponto de vista da mãe. Mas depois do primeiro beijo, aos 12 anos, é Maria de Lourdes (ou Malu, como ela prefere) quem assume a narrativa.
Fala sério, mãe! é uma coletânea de crônicas bem-humoradas do cotidiano dessas duas personagens, que pode ser lida aleatoriamente ou como um romance em pílulas, em ordem cronológica, da barriga aos 21 anos.
A sinopse disse tudo. Tratando-se de um livro de crônicas, que é um gênero que eu gosto bastante por me deixar sentir mais por dentro, tem vezes que eu até me vejo no livro. E algumas partes desse livro, eu li do lado da minha mãe e ria muito, porque parecia exatamente a minha relação com ela em algumas situações retratadas no livro, dai ela me perguntava “Do que você tá rindo?” e eu tinha que ler o capítulo todo pra ela, e no final ela ria junto comigo. Ainda vou emprestar e fazer a minha mãe ler esse livro.
E não adianta, eu posso ter 50 anos e vou continuar lendo e relendo os livros dessa autora carioca linda. Ah, falando em carioca, outra parte boa do livro é dele ser retratado aqui no Rio de Janeiro mesmo, então a maioria dos lugares que são descritos, eu já imagino exatamente como são e onde as personagens estão.
Pra quem já leu o livro, vamos combinar né, a dona Ângela Cristina é totalmente doida e coruja. Tem algumas atitudes dela que eu fico pensando “Se a minha mãe fizer isso comigo um dia… SOS!”, ainda mais que algumas atitudes dela é devido a Malu ter sido sua primeira filha, e eu fui a primeira filha da minha mãe também, sou a mais velha, ai já viu né… As chances de algumas situações do livro ainda acontecerem comigo é 75%.
Agora sobre as capas, esse livro tem duas capas…
Por mais que a segunda capa seja bem divertida e com cores bem vivas, ainda continuo preferindo a primeira capa. Não sei se é porque tem a personagem desenhada ou porque quando eu li pela primeira vez era essa capa. E se eu ver esse livro com a primeira capa vendendo em alguma livraria do shopping, com certeza compro e dou esse pra minha irmã (que também está louca pra ler e tem 11 anos de idade).
Enfim, é um livro rápido de se ler. Você lê ele em um dia, porque ele é realmente bom e interessante, ainda mais por ser narrado tanto pela mãe quanto pela filha também, então temos aí mais ou menos os dois pontos de vistas da relação entre mãe e filha.
E aí? Quem aqui já leu esse livro? Vocês se interessam por esse gênero de livro? Comentem aqui!
Thayse Stein
fevereiro 15, 2014Eu achei bem interessante, realmente, parece rapidinho de ler. Gostei das duas capas, não consegui escolher a melhor!
♥
Beijos
Brilho de Aluguel
IsadoraA.
fevereiro 15, 2014nossa que legal esse livro,fiquei super curiosa quero ler agora.
beijos
altamentevaidosa.blogspot.com
Natália Viana
fevereiro 15, 2014Nossa fiquei afim de ler, parece ser ótimo.
Já te sigo a algum tempo, passa lá no blog
Tem post novo no blog, com uma super Trend Alert, confere→ http://www.diversosfemininos.blogspot.com
Beijos♥ Natália Viana | Diversos Femininos
Sabrina Alcantara
fevereiro 16, 2014Eu amo esse livro, comprei ano passado e estou louca pra comprar toda a coleção dos "Fala sério" haha
Bitocas (mais uma vez como diria você)
http://teenworld23.blogspot.com.br/
Kelly Silvestre
fevereiro 16, 2014Eu sou doida pra encontrar o primeiro livro que eu li
Amei o post
XoXo
É Hora do Esmalte!
Realidade Caótica
fevereiro 16, 2014Assim como você disse, me pareceu um livro de rápido leitura. Há um tempo atrás eu diria que não daria a chance por achar um livro bem estilo Check-list, mas quer saber… Sempre é bom ter um livro mais leve assim;
Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/
Daniella Ockner
fevereiro 16, 2014Não chegeui a ler esse livro, mas imagino que seja muito bom! =) Minha irmã leu e amou muito! Isso ja faz um tempo, mais ainda me lembro (ele tinha a "primeira" capa, muito fofa!). A relação mãe e filha é um otimo tema, cheia de historias cômicas! Muito legal!! (: Beijoos
http://euescrevotragedias.blogspot.com.br/
Leslie Leite
fevereiro 16, 2014Nunca tive curiosidade de ler esse livro, pra mim era mais um livrinho para adolescentes, com uma história para adolescentes, até por que eu não gosto da 'personalidade' da autora, enfim, preconceito da minha parte, sem dúvida, mas a sua resenha mudou totalmente meu modo de pensar e eu fiquei muito curiosa para ler, amo crônicas e eu estou prevendo que vou me identificar com histórias de mãe. Se você também gosta de crônicas, sugiro ler as de Luis Fernando Veríssimo, ele é simplesmente sensacional, ele consegue escrever criticas sociais que te fazem rir e refletir.
bjo linda
http://apenasleiteepimenta.blogspot.com.br/
Thami
fevereiro 17, 2014Opa! Vou procurar, obrigada 😉
Marina Alessandra
fevereiro 16, 2014Já ouvi falar desse livro e me parece muito bom mesmo! Preciso entender o que minha mãe pensa as vezes e acho que vou consegui com esse livro. HAHHAAHA Eu sou a do meio, mas sou a mais velha do sexo feminino, então acho que essa leitura cai bem. 😉 Adorei a resenha, Thami 😀
Beijo
marinaalessandra.blogspot.com
@mariinaale / @maioordeidade
Thami
fevereiro 17, 2014Você vai gostar 😉 Obrigada!
Natália Pacheco
fevereiro 16, 2014Quando tinhas uns nove para dez anos de idade, lembro que li o "Fala sério, Amor!" da minha irmã e que de fato ria muito. Quero comprar todas os outros "fala's sério's" e por fim ter a minha coleção da Thalita Rebouças. Falando no livro, preciso ler algo do tipo, já que minhas últimas leituras andam um tanto quanto densas. No mais, esta obra parece ser ainda mais divertida. Beijos, Light As The Breeze
Marcela Miranda
fevereiro 16, 2014Eu também adoro a Thalita, os livros dela são os melhores haha ♥
Gostei bem mais da segunda capa.
Beijos, beijos!
Dearitgirl.blogspot.com.br
Gabrielly Rosa
fevereiro 16, 2014Ainda não li esse, também prefiro a primeira capa.
Tenha um ótimo DOMINGO, Beijos
Gabrielly Rosa ♥
Fernanda Passos
fevereiro 16, 2014Nunca li nada desta autora, e por mais que tenha uma certa curiosidade não rola tanta vontade de conhecer. A escrita dela é pra um público diferente, pelo que vejo, e não me agradaria.
Blog | Curte?
Hay Barros
fevereiro 16, 2014Parece ser ótimo esse livro 🙂
http://blogsalsita.blogspot.com.br/
Isabela Monique
fevereiro 16, 2014Fiquei doida pra ler esse livro agora gente!!Já li um tipo que se chama ninguém me entende nessa casa!Procura saber sô,ele é ótimo 🙂
http://www.divadecristal.blogspot.com
Thami
fevereiro 18, 2014Pode deixar, vou procurar aqui, só o nome já me deixou interessada 😉
Morgana Grah
fevereiro 16, 2014Ai, livros, livros, livros, simplesmente AMO.
Adorei a sinopse, adorei, agora to curiosa para le kk, SHOW *-*
XOXO LIWAVESOFFUN ;*
Carolina Hermanas
fevereiro 16, 2014Olha, eu preciso ler um livro dela ainda.Confesso que um dia li a primeira página numa livraria e não curti muito esse lance dela colocar muita gíria.Talvez seja preconceito.Preciso ler um livro inteiro para ter uma ideia melhor 😉
Mas a resenha que fez ficou muuito boa!
Beeijinhos
http://borboletametamorfoseando.blogspot.com.br/
Thami
fevereiro 18, 2014Obrigada! 🙂 É assim mesmo cheio de gírias, mas acho que é porque é mais voltado pro público juvenil mesmo, sabe? Tipo na idade que eu comecei a ler, dai só quem gosta mesmo é que continua gostando "sem preconceito", haha!
-Gabbi
fevereiro 16, 2014Nunca ouvi falar, mas parece ser ótimo <3 Mil beijos..
– http://excepti-on.blogspot.com.br
Laura Marques
fevereiro 16, 2014Eu já li, e inclusive você comentou na resenha que fiz dele no meu blog! hahah Então já sabia um pouco da tua história com o livro.
Gostei dele, e se pode ler em um dia mesmo hahah 😛
Prefiro a segunda capa e pelo que deu pra ver em uma foto, a diagramação é melhor tbm!
Beijos,
http://o-doce-mundo.blogspot.com.br/
Steffany Lopes
fevereiro 16, 2014Eu já ouvi falar muito bem dele, porém não li ainda. Não estou achando em lugar nenhum pra comprar, socorro! Huhaua, achei bem interessante o conteúdo desse livro.
beijos,
http://www.soentreamigas15.blogspot.com
Giovanna Dieguez
fevereiro 16, 2014Já li dois livros dela e acho a maneira como ela escreve incrível! Bem dinâmica. Também li quando tinha uns 11/12 anos rs.
Beijos,
destemidagarota.blogspot.com
Bianca Nunes
fevereiro 16, 2014Eu reli este livro esse ano. Ateh postei no blog. Foi o primeiro do ano.
Claro que nao li em um dia. Muito dificil eu conseguir uma façanha dessas.
O meu eh da capa antiga, porque tenho a muitos anos! rsrs
Prefiro a antiga também, mas acho que por nostalgia mesmo!
Beijos
http://www.biancagsnunes.com/
Kammy - Comer, Blogar, Amar...
fevereiro 17, 2014parece ótimo =)
Mil beijinhos
Kammy
Comer, Blogar, Amar…
Camille
fevereiro 17, 2014que legal esse livro, parece ser de identificação facil ne? a gente logo se encontra na narrativa
bjs
Sache e Bombom
Ilmara Almeida
fevereiro 17, 2014Acabei de ler um livro sobre a ansiedade, do Augusto Cury e estou acabando Manhã, tarde e noite de Sidney Sheldon.
E ai, já assistiu algum filme dos que eu postei anteriormente?
Thami
fevereiro 18, 2014Ainda não. Me afoguei nas séries essa semana, to tentando me atualizar nas que eu to atrasada, haha!
Amanda Vitória
fevereiro 17, 2014Nunca li um livro dela, mas tô precisando. Todos falam que ela é uma ótima escritora! ♥ Gostei dessa resenha.
>> Visite nosso site!
– xoxo –
garotas-urbanas
fevereiro 17, 2014ai que legal! Nunca li!!
Beijinhos, Rê
http://garotas-urbanas.com/
Sónia TM
fevereiro 17, 2014Nunca li
Sónia
Taras e Manias
Carol Matiello
fevereiro 17, 2014porque você não começa gravando só alguns áudios e liberando aqui ? ai dependendo do que o pessoal falar você posta vídeos e tudo mais, eu gostaria de ouvir você cantando, de verdade *-*
Giovanna Bertolini
fevereiro 17, 2014Adoro a Thalita Rebouças, ela faz cada livro que te deixa "babandooooo". Vou comprar o meu já, aliás, já tinha lido uma vez o "Fala Sério, Mãe", mas não com a nova capa. Amei <3 .
Fica com Deus! Desejo uma ótima segunda-feira! ;*
· blog: http://www.todebatom.com
· instagram: @gibertolini
· facebook: http://www.facebook.com.br/todebatom
Erika Marques
fevereiro 17, 2014Que legal, tenho vontade de ler algum livro dela.
Blog Maquiagens da Erika
Cyntia Campos
fevereiro 17, 2014Nunca li um livro da Talita, mas eu gosto muito do jeito dela, como ela conversa com os adolescentes. Bem legal!
Karla Cunha
fevereiro 17, 2014Nunca li os livros da Thalita, mas acompanho nas redes sociais e morro de vontade! :T quem sabe um dia dê certo!
Um beijo!
http://www.naotenhopressa.com
Rafa Oliveira
fevereiro 17, 2014Oi,
Já tive a oportunidade de ler esse e outros livros da Thalita e realmente ela escreve muito bem 🙂
Páginas em Preto
Beijos
Hellz.
fevereiro 17, 2014Nunca li um livro dela, sabia? Acho que foi realmente por falta de oportunidade… HAHAHA
Mas gostei da dica. Vou inclui-la na minha listinha de livros ainda por ler.
Gosto desse tipo de sacada que mostra os dois lados da história. Que SEMPRE são diferentes.
beijo
M Amelia
fevereiro 17, 2014ai amo os livros dela ! e vc escreve muito be, parabens !
estou seguindo o seu blog lindo, poderia seguir o meu ?
http://www.cilioposticos.blogspot.com.br
bjs
Thiffany Fontes
fevereiro 17, 2014aaaaaaaa, eu tenho, é ótimo, você viaja, e oh ! Nem gosto de ler !
Beijos, @ThiffanyFontes
thiffanyfontes.blogspot.com.br
Ponto em Comum
fevereiro 17, 2014A segunda capa é beeem melhor né? Nunca li sabe, acho que nunca li o livro da Thalita. Acho que vou providenciar alguma leitura dela..
beijos
http://www.pontoemcomum.com
Andressa Moraes
fevereiro 18, 2014Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas fiquei com vontade de ler ele agora.. kkk Adorei a resenha *-*
Blog:
http://rosaachiiclete.blogspot.com.br/
Nathália Zabel
fevereiro 18, 2014Da Thalita só li os livros que se iniciavam com Tudo por… cheguei a comprar o tudo por um namorado numa promoção no submarino rsrs Sempre ouvi falar dessa coleção fala sério,… e adorei seus comentários sobre o livro, não sou muito de crônicas, mas pelo que entendi também fica como capitulos pois são as mesmas personagens nas mais diferentes situações de nossas vidas. Também gosto mais da primeira capa, acho mais original. Quem sabe quando eu voltar pro Brasiil, eu leio! =) beijos!
Thami
fevereiro 20, 2014Eu já li o Tudo Por Um Namorado, Tudo Por Um Feriado e o Tudo Por Um Pop Star. Um deles eu sei que eu não tenho, eu tenho só dois, agora só resta saber quais, haha! Só procurando aqui mesmo.