Lendas do folclore brasileiro
Sim, hoje é dia do folclore brasileiro. Me lembro de quando eu vestia a carapuça de Saci Pererê no jardim de infância sempre que chegava nesse dia ou perto desse dia. Segundo o meu conhecimento e as minhas pesquisas, o folclore vem do inglês ‘folk’ que é gente ou povo e ‘lore’ que é conhecimento. É a tradição dos costumes e usos populares que são passados de geração em geração. Aqui no Brasil, é sinônimo de cultura popular brasileira, e representa a identidade social da comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais e é também uma parte essencial da cultura daqui.
Desde pequenininhos a gente lê sobre algumas lendas e mitos de certos personagens que é possível observar diversos elementos comuns com mitos de outros povos. Como eu acho essa parte do folclore super interessante, selecionei três lendas ou mito que são conhecidas.
1. Lobisomen
Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.
2. Iara
A lenda conta que a linda sereia fica nos rios do norte do país, onde costuma viver. Passa grande parte do tempo admirando sua beleza no reflexo das águas, brincando com os peixes e penteando seus cabelos com um pente de ouro.
Nas pedras das encostas, costuma atrair os homens com seu belo e irresistível canto, que ecoa pelas águas e florestas da região. As vítimas costumam seguir Iara até o fundo dos rios, local de onde nunca mais voltam. Os poucos que conseguem voltar acabam ficando loucos em função dos encantamentos da sereia. Neste caso, conta a lenda, somente um ritual realizado por um pajé (chefe religioso indígena, curandeiro) pode livrar o homem do feitiço.
3. Saci Pererê
Diz o mito que ele se desloca rapidamente dentro de redemoinhos de vento, e para captura-lo é necessário jogar uma peneira ou um rosário bento sobre ele. Após o feito, deve-se tirar o gorro (carapuça) e prender o Saci dentro de uma garrafa. Somente desta forma ele irá obedecer seu “proprietário”. Este terá o direito de fazer um pedido ao Saci, que deverá realizá-lo. Mas, de acordo com o mito, o Saci não é voltado apenas para brincadeiras. Ele é um importante conhecedor das ervas da floresta, da fabricação de chás e medicamentos feitos com plantas. Ele controla e guarda os segredos e todos estes conhecimentos. Aqueles que penetram nas florestas em busca destas ervas, devem, de acordo com a lenda, pedir sua autorização. Caso contrário, se transformará em mais uma vítima de suas travessuras. Entre as travessuras preferidas do Saci, podemos citar: esconder brinquedos de crianças, dar nó em crina de cavalos, bagunçar as roupas de cama, derramar sal e açúcar na cozinha, apagar o fogo de fogões à lenha e assustar as pessoas com um forte e estranho assobio.
Todas as imagens dos personagens foram pegas no site DeviantART que é um site popular de desenhos artísticos online, onde artistas de todo o mundo podem conhecer, divulgar, compartilhar e vender seus trabalhos e os de outros.
Confesso que tenho medo de algumas lendas (tipo a da Mula sem cabeça) e por isso escolhi postar só as que eu acho menos macabras.
Gosto também da lenda do Curipira que resumidamente é um anão com os pés virados para trás, que fazem se perder aqueles que o perseguem pelos rastros, também é um protetor das matas e dos animais silvestres como o Boitatá. A função do Curupira é proteger as árvores, plantas e animais das florestas. Seus alvos principais são os caçadores, lenhadores e pessoas que destroem as matas de forma predatória. Legal né? A favor da natureza.
Mas e aí? Qual é a lenda, mito ou conto folclórico que vocês mais gostam e qual vocês tem “medo”? Comentem aqui!
Camila Lima
agosto 22, 2014Sou Nordestina né meu amor… e nordestino ama uma boa lenda, minha vó sempre me contava a da Caipora sabe… rsrs, amei o post
Beijos
http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/
Alessandra Mess
agosto 22, 2014Hahuiehua, que legal!
Adorei a primeira ilustra (:
http://www.workingmachine.nu/
Francieli Perez
agosto 22, 2014Quando era criança passavam tantas dessas lendas do folclore, eu sinto saudade, é legal ver, tipo contos de fadas, só que mais regionais haha
fashionemcores.com
Urbano e Retrô
agosto 22, 2014Me lembro dos tempos de colégio essas datas comemorativas…rs
Beijos, Jell e Marcelo
http://www.urbanoeretro.com.br
Ana Brandão
agosto 23, 2014Ahhhhhhhhhhh como eu morria de medo dessas histórias! hahahahhahahahahha o boto-cor-de-rosa então, puft!! Fiquei anos sem querer saber o que eram golfinhos… Saudades da época em que eu não sabia que isso tudo era mentira! hehehe :/
Beijos,
Ana do Do lado de cá Moda
Thami
agosto 25, 2014Confesso que quando soube da história do boto cor de corsa, também fiquei meio assim com os golfinhos, mas depois vi que eles eram super fofos.
Carolina Teixeira
agosto 23, 2014Adorei o post! Sempre gostei muito da lenda da Iara,
escutava ótimas histórias! 😀
Beijos e bom final de semana!
http://www.annacaarol.blogspot.com.br/
Vick bortolato
agosto 23, 2014HAUAHUAHA ai, socorr! tive um flashback de infancia aqui <3333 ai que saudade! lembrei de quando ficava lendo aqueles livrinhos da iara e curupira! nunca me vesti de nenhum deles mas acho que seria legal ): acho que a minha favorita e do boto cor de rosa HAUAH e mais assustadora.. acho que tambem a mula sem cabeca, adorei as fotos
beijimmm
idiomafashion.blogspot.com
Cecilia Mesquita
agosto 23, 2014fiquei hipnotizada por essa primeira ilustração do post, você sabe quem é o artista? <333
http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/
Thami
agosto 25, 2014Quando peguei a imagem, não me liguei no nome </3 mas vou procurar saber. Qualquer coisa, vai no site e pesquisa por 'werewolf', é uma das primeiras páginas se eu não me engano.
Larissa Evellyn
agosto 23, 2014Eu adoro folclore, o que eu acho mas legal são as lendas. Eu lembro que quando era mais nova (eu tinha uns 4 anos) no dia do folclore a gente pintava desenhos tipo da sereia Iara, do Saci Pererê… eu adorava tanto que até hoje eu tenho guardado alguns desenhos haha!
Enfim adorei o post, amei essas ilustrações, são tão perfeitas que grudam nos olhos!
Beijos!
Meu Blog | Facebook | Meu insta | Insta do Blog
Thami
agosto 25, 2014É, tinham os desenhos para colorir também. Lembro que teve uma vez que eu colori o Saci e na ponta do gorro dele colei uma bolinha de algodão, a professora que deu a ideia, hahaha!
Lays Barros
agosto 23, 2014Nossa, eu morria de medo dessas histórias quando eu era pequena! hahahah
Que saudaaade
Beijinhos, Lah!
http://www.afeminina.com.br
Rayane Rodrigues
agosto 23, 2014Nos ultimos dias meus trabalhos tem sido sobre esse tema, amei a primeira imagem ate ja salvei no meu pc.
Bjs
http://proscrever.blogspot.com.br/
Thami
agosto 25, 2014Lindona essa ilustração né?
Não estou conseguindo acessar seu blog 🙁
Carol Lima
agosto 24, 2014Nossa adoro todas! Lembra muito minha infancia.
http://doce-realidade-distorcida.blogspot.com.br
Juliana Medeiros
agosto 24, 2014ah eu adoravaaaaaaaaaa, e ate hj gosto de ouvir os ''antigos'' contando
bjuuuuu
http://umabonecamasnaodeporcelana.blogspot.com.br/
cleber eldridge
agosto 24, 2014Eu lia tanto sobre eles na minha infância, lembro que minha mãe sempre me dizia que eles eram maus … rs
NEW ERA DAILY
http://neweradaily.blogspot.com.br/
Isabella de Paiva
agosto 24, 2014Sempre achei o curupira uma figura muito simpática hahahah
Um beijo,
Isabella
The Urban Trends
Thami
agosto 25, 2014Os pés dele virados para trás é que me dão agonia, haha!
tainara mallet
agosto 24, 2014essas lendas são bem legais haha sempre adorei a Iara
beijos ]
http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/
alana belluz
agosto 24, 2014Confesso que tenho um cero interesse muito grande, por lendas, historias, contos…
Gosto muuuito, principalmente daquelas que nem todos conhecem.
Vim conhecer o seu blog, e gostei bastante.
Te espero lá no meu!
http://www.extremamentefeminina.com/2014/08/quais-e-como-evitar-os-erros-mais.html
Thami
agosto 25, 2014Eu só não gosto é de lendas urbanas, porque parecem reais e eu fico criando coisas na minha cabeça a noite dai não durmo, haha!
Ana Luiza
agosto 24, 2014Amo essas coissinhas, hitorias, lendas, seres místicos e mitológicos. Já conhecia essas historias, acho que todo brasileiro conhece ne haha. Faltou o curupira e a mula sem cabeça haha.
http://a-ultimasereia.blogspot.com.br
Thami
agosto 25, 2014Faltou um monte, haha! Só listei as que eu acho mais simpáticas.
♥Mayra
agosto 24, 2014Oi oi! Desculpa pela demora para retribuir o comentário!
A minha lenda preferida é a do Curupira, porque ele tipo que engana os seus perseguidores,haha!
Bjão
Post novo>>http://distractionsofaagirl-oficial.blogspot.com.br/
Nequéren Reis
agosto 24, 2014Ótima lembrança do folclore brasileiro tenha uma semana abençoada.
Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis
Allyne
agosto 24, 2014Ler esse post me lembrou o quanto eu adorava fazer trabalhos sobre o folclore quando criança. Adoro a lenda da Iara e a de Jericocoara (acho que escreve assim). Beijos, http://www.nadaemcomum.com/
Danny ♡
agosto 24, 2014Eu amava desenhar a Iara, mas eu não gosto muito de folclore até hoje! Lendas? As de terror apenas, essas de saci que não assustam é passado!
Beijos – prom-ise.blogspot.com.br
Thami
agosto 25, 2014Cruzes! Eu não gosto de lendas urbanas, nem de terror. Essas tão de bom tamanho pra mim já, haha!
Aline Mendes
agosto 24, 2014Faltou a mula sem cabeça!! Eu adorava!!
http://corujicesnomundo.com.br
Thami
agosto 25, 2014Faltou um monte, haha! Tenho medo dessa mula sem cabeça, cruzes.
Lady Di
agosto 25, 2014Que legal a sua postagem! quando criança gostava muito de ouvir falar da lenda do Boto, hahahah
xx
http://ladydiene.blogspot.com.br/
Thami
agosto 25, 2014A lenda do boto é quase que igual ao da Iara né? Só que na versão masculina.