Día de Los Muertos

Aqui é chamado de dia dos finados e é celebrado pela igreja católica, mas como eu sei que tem religiões que passam esse dia por não crer muito nisso, vou respeitar a opinião de cada um e apenas falar sobre a tradição que é no México que tem um significado um pouco diferente de como é aqui no Brasil. 
Lá no México o Dia dos Mortos é uma celebração de origem indígena, comemoração que começa no dia 31 de outubro e que honra os defuntos no dia 2 de novembro. É comemorado com uma festa bem característica da cultura mexicana e que atrai muitos turistas de todo mundo. Além do México, também é celebrada em outros países da América Central e em algumas regiões dos Estados Unidos, onde a população mexicana é grande. 
Mas por quê as pessoas comemoram com uma grande festa? 
Porque dizem que os mortos vêm visitar seus parentes. Então, por isso tem comida, bolos, festas, músicas e doces preferidos dos mortos. Segundo a crença popular, nos dias 1 e 2, chamados de Días de Muertos, os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos. Por isso, as pessoas enfeitam suas casas com flores, velas e incensos, e preparam as comidas preferidas dos que já partiram. As pessoas fazem máscaras de caveira, vestem roupas com esqueletos pintados ou se fantasiam de morte.
Diferente daqui do Brasil que é comemorado como um dia de luto, um dia de lembrança e saudades. Lá fica tudo bem colorido e alegre que me lembra um pouco o carnaval por causa das fantasias e excesso de cores, com muitas cores juntas e misturadas. Sinceramente, prefiro o modo de comemoração deles lá, até porque a pessoa morre sim, mas pra sempre fica nos nossos corações, então por quê não celebrar a vida dessa pessoa com alegria? Mas tem casos e casos, então é só a minha opinião de acordo com o que eu vivi em relação a isso. 
Agora, o que as caveiras mexicanas significam? 
Diferente do que muitos acham, a caveira mexicana simboliza a vida e afasta os maus espíritos. Os povos pré colombianos guardavam o crânio de seus ancestrais e o consideravam um troféu, uma lembrança boa do falecido, visto que a cabeça para eles, era a parte mais importante do corpo, aquela que carrega as memórias. Um ato meio estranho, mas com um bom motivo né? 
E sobre as flores, já vi muita gente aí falando que temos que dar flores aos vivos e eu concordo, mas não é porque a pessoa morreu, que ela será esquecida né? Também já vi muita gente falando que não gosta de receber flores, porque diz que só quem recebe flor é defunto, mal a pessoa sabe que a famosa “flor de defunto” pode ter um significado bem interessante e bom.
Assim como no Brasil, no México as famílias dedicam o dia 2 de novembro para limpar e enfeitar os túmulos dos parentes que se foram. As mais belas e variadas flores fazem parte da decoração e tanto lá como aqui, o Crisântemo tem destaque. 
Os mexicanos acreditam que essa flor, lá chamada de Cempasúchitl ou Flor de cuatrocientos pélalos (flor de quatrocentas pétalas), atrai e guia a alma dos mortos. Eu acho que dar flores a alguém (seja morto ou não), é um gesto bonito e que precisa ser muito praticado ainda. 
Estava vendo aquela sessão do Snapchat que mostra as comemorações ao redor do mundo e fui ver o do dia dos mortos, vi várias pessoas fazendo e comendo um tal de “pan de muertos” que nada mais é um pão doce, adornado (com a própria massa) e polvilhado de açúcar. 
É um simples pão que não é consumido durante todo o ano exatamente por estar associado à celebração do dia dos mortos.
Vocês também já devem ter visto em filmes ou em noticiários sobre essa festa, uns balões que eles soltam no céu na parte da noite. Na tradição mexicana, os balões iluminados sobem ao céu para indicar aos espíritos a rota a se seguir para conseguirem chegar às suas antigas casas para o convívio com seus familiares, bem como mostrar o caminho de retorno após a celebração.

E aí? O que vocês acham sobre esse dia? E sobre as caveiras mexicanas, flores e balões que fazem parte da festa lá no México? Comentem aqui! 

Se inscreva para não perder nenhuma postagem!

Se cadastre com seu endereço de e-mail para receber novidades e atualizações!
Tags

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

24 Comments
  • Aline Patricia
    novembro 2, 2015

    Não sabia disso, sério mesmo.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

  • Camila
    novembro 2, 2015

    Muito doido rsrs
    Eu não acredito em nada disso mas achei muito bom ter feito esse post explicando 🙂

    http://www.chaeamor.com

  • Eduardo Felipe
    novembro 2, 2015

    Não sabia de tudo isso shuaushuauhuashus e sinceramente também prefiro o jeito deles de comemorar, até mesmo pq aqui no Brasil não é comemorar.. mas enfim, gostei do post, também não sabia sobre as caveiras, tinha uma teoria totalmente diferente sobre kkkkkkkk.. enfim.
    bjs
    umlevecodinome.blogspot.com.br

    • Thami Sgalbiero
      novembro 4, 2015

      É, todo mundo achava isso das pobres caveirinhas mexicanas, mas até as caveiras normais tem um significado bastante bom e diferente do que muitos acham e associam também.

  • Nequéren Reis
    novembro 2, 2015

    Não conhecia gostei das dicas, tenha uma semana abençoada.
    Canal: https://www.youtube.com/watch?v=06avCiMDYGA
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

  • Sabrina Mendes
    novembro 2, 2015

    Acho muito bonita a tradição deles! Fiz até uma make de caveira mexicana no dia 31 kkkk'
    Beijos

    http://heeysah.blogspot.com.br/

  • Unhas&bocas
    novembro 2, 2015

    Esse pão deve ser delicioso !
    Beijos U&B
    Adriana
    http://www.unhasebocas.blogspot.com.br
    Instagram @blogunhasebocas
    https://www.facebook.com/pages/Unhasbocas/477832645611169?fref=ts

  • Shay Bertolini
    novembro 2, 2015

    Muito legal, adoro as makes inspiradas!!!
    Bjoss
    http://www.shaybertolini.com.br

  • Nazare Oliveira
    novembro 2, 2015

    Acho o jeito deles comemorarem muito lindo, bem diferente daqui!

    Beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

  • Duane
    novembro 2, 2015

    Quando eu fazia aula de espanhol estudei sobre isso e gostei bastante! Acho que é uma tradição incrível e em muitos aspectos melhor que a brasileira. O namorado da minha amiga tem duas tatuagens dessas caveiras, significam muito pra quem as entende né? Seu post ficou bem completo, gostei!
    Beijos.

    claramenteinsana.com

    • Thami Sgalbiero
      novembro 6, 2015

      Obrigada, Duane! É, eu aprendi metade disso na aula de espanhol que tive no ensino médio também 😛

  • Tati Lemos
    novembro 2, 2015

    Oi Thami,

    adorei a postagem, e eu já meio que conhecia a história do dia dos mortos no méxico, quando era mais jovem eu quis fazer uma caveira mexicana de tatuagem toda colorida na perna, ai estudei tudo, de onde que surgiu o desenho a origem do evento e tudo mais.

    Beijo flor, ótima semana.
    http://www.portiprati.com/

    • Thami Sgalbiero
      novembro 6, 2015

      Também já pensei em fazer, porém pequena, só não sei em que parte do corpo aí também fiz isso que você falou, estudei sobre o significado e tal.

  • @LisiOestraich
    novembro 3, 2015

    aaaah, não sabia de muita coisa.. não gosto muito desse "dia comemorativo no Brasil", acho que devemos celebrar a felicidade e não a tristeza da perda, devemos lembrar dos momentos felizes que passamos com essas pessoas que hoje estão no céu.
    bjsssssss <33333
    http://www.blahoestraich.com.br

    • Thami Sgalbiero
      novembro 6, 2015

      Exatamente por isso que esse dia existe, aqui no Brasil é que fazem parecer um dia de luto.

  • Marcelle Pires
    novembro 3, 2015

    gente eu adorei saber tudo isso
    nao conhecia muito sobre a festa mas sempre quando penso no mexico sempre tenho como imagem essa festa do dia dos mortos que é uma das principais comemorações deles
    eu sou cristã mas quando for visitar o mexico e creio qe um dia eu irei quero visitar nessa epoca e ver tudo isso 🙂
    adorei o post

    http://www.meumuraldeideias.com

    • Thami Sgalbiero
      novembro 6, 2015

      Também, é bom ir nessas épocas que a gente pode ver e viver a própria cultura deles, uma marca forte deles, sabe?

  • Sonhos de Verão
    novembro 3, 2015

    Nossa, nao sabia de nada disso!
    Gostei de saber! E eu tava me perguntando sobre
    os snap ao vivo com esse nome – Dia de los muertos
    agora entendi hehehe
    beijinhos, Re
    http://blogsonhosdeverao.com.br

  • ray menezes
    novembro 3, 2015

    Nossa, eu acho tão linda essa tradição latina! Por vida eu já morro de vontade de visitar o México, mas o dia que eu for, quero que seja nessa época do ano só pra ver essa festa de perto. Acho lindas as cores, as caveiras, o significado.. E babo toda vez que vejo uma foto de um pan de muertos, a saliva chega escorre KKKKKKASJDLKJASKJDKJAS

    Beijão, Thami, arrasou no post!
    Heey, Maria! | Fanpage

    • Thami Sgalbiero
      novembro 6, 2015

      Exato! Imagina esse pão recheado com Nutella ou manteiga mesmo? Nossa, deve ficar uma delícia :9

  • Meus Vícios
    novembro 3, 2015

    Ual, que doido! haha E lindo né! fica muito lindo lá, já sabia dessa celebração mas não tinha visto como a cidade ficava 😀

    m-eusvicios.blogspot.com.br

  • Poesia em Transe
    novembro 5, 2015

    Esse pan de muertos parece ser gostoso.

    Alguma pessoas do Brasil acham estranho o modo de comemorar deles, mas eu acho bastante interessante.E até prefiro assim.Aqui no Brasil antigamente não se podia fazer nada no Dia dos Finados, hoje em dia parece estar mudando um pouco, as pessoas pouco a pouco estão deixando o luto de lado.Mas como você mesma falou, cada caso é um caso.Esse tipo de celebração vai depender muito de quais maneiras a pessoa perdeu o ente querido, se for caso de homicídio por exemplo, eu duvido muito a pessoa sentir alguma vontade de recordar a data com carinho.

    Beijos.

    Poesia em Transe

    • Thami Sgalbiero
      novembro 7, 2015

      É, exatamente, por isso que eu disse que existem casos e casos. Nos meus casos de perda, foram mais tranquilas, não teve nada de acidente e nem nada, sabe? E eu agradeço por ter sido assim, porque a dor é um pouquinho menor, mas é exatamente isso que você falou. As pessoas estão melhorando a forma de agir com esse dia, por exemplo, esse ano eu fui no cemitério e não vi pessoas chorando, vi pessoas levando flores, acendendo velas e rezando/orando pelo ente querido, sabe? E é muito mais leve e melhor assim.