A chave para viver mais feliz
Hoje, dia internacional da felicidade (International Day of Happiness), resolvi fazer esse post. Esse dia tem como objetivo, promover a felicidade e alegria entre todo o mundo, evitando os conflitos e guerras sociais ou qualquer outro tipo de comportamento que ponha em risco a paz e o bem-estar da sociedade. Foi criado pela ONU, em junho de 2012, mas a iniciativa veio de Butão, um pequeno país asiático, que se orgulha de possuir uma das populações “mais felizes do mundo”.
Aprendi ao longo deste último ano que a felicidade está relacionada com a perspectiva. O poder da sua mente é maior do que você pode imaginar, como já falei aqui. Aproveitando seus pensamentos, sendo positivo (pelo menos na sua mente) e ser capaz de justificar suas lutas através do propósito delas, podem ser as únicas coisas que estão prendendo você de viver a vida dos seus sonhos.
À um tempinho eu tinha lido esse conto que ficou semanas na minha cabeça, fiz questão de procurar de novo pra compartilhar com vocês aqui:
Um velho mestre Hindu um dia se cansou das reclamações de seu aprendiz. Uma manhã, o mestre pediu ao discípulo para buscar um pouco de sal.
Quando o aprendiz voltou, o mestre lhe disse para misturar um punhado de sal em um copo de água e depois beber.
“Como é o gosto?”, perguntou o mestre.
“Amargo”, disse o aprendiz.
O mestre sorriu e pediu ao jovem que agora pegasse o mesmo punhado de sal e colocasse no lago. Os dois caminharam em silêncio até as proximidades do lago, e uma vez que o aprendiz jogou o sal na água, o velho disse: “Agora beba a água do lago.”
Enquanto a água escorria do queixo do jovem, o mestre perguntou: “Como é o gosto?”
“Fresca”, comentou o aprendiz.
“Você sente o gosto do sal?”, perguntou o mestre.
“Não”, disse o jovem. Neste momento o mestre sentou-se ao lado do jovem sério, e explicou em voz baixa.
“A dor da vida é sal puro, nem mais, nem menos. A quantidade de dor na vida permanece exatamente o mesmo. No entanto, a quantidade de amargura que você vai provar depende do recipiente que colocar a dor dentro. Então, quando você está com dor, a única coisa que você pode fazer é ampliar o sentido das coisas. Deixe de ser um copo. Torne-se um lago.”
Então, ao invés de ficar martelando aquele sentimento ruim na sua cabeça e no seu coração, veja a situação por outros ângulos, sempre há uma solução. Sempre vai ter aquela pessoa que vai falar “Vai ficar tudo bem” e se você acreditar nisso, vai mesmo ficar tudo bem.
Toda vez que estou com raiva de alguma coisa que aconteceu, xingo e fico bem brava mesmo, mas depois de uma hora vejo outros caminhos que posso seguir, acabo esquecendo e a raiva passa, porque esse sentimento faz mal e todo mundo sabe disso. Só é preciso se esforçar um pouquinho pra viver mais feliz.
Carol Justo
março 20, 2016Que post! <3 concordo plenamente com você! Eu achava que pensamento positivo era a maior bobagem, mas não é não, falo por experiência própria
Ficar pensando em coisas ruins não vai fazer com que aquilo melhore a situação em que você se encontra, mas pensar em coisas boas e focar em soluções, isso sim vai melhorar, pode não mudar a situação, mas você vai se sentir melhor não importando o que aconteça
http://www.pinkisnotrose.com/
Thami Sgalbiero
junho 13, 2016Exatamente! Não vai mudar a situação de uma hora pra outra, mas vai mudar já o comportamento que vai resultar em um bem estar.
Fernanda Raposa Laranja
março 21, 2016Felicidade está relacionado sim com o pensamento, mas tudo na vida influencia a pessoa ter um pensamento feliz.
http://www.raposalaranja.com.br
Marina Alessandra
março 21, 2016Que post mais amor <3 <3 Eu ainda to aprendendo a me controlar melhor quando to com raiva, mas sempre tento pensar de uma maneira que consiga resolver melhor as coisas. Sempre tem um jeitinho de viver a vida mais feliz 😀
Beeijos
http://www.marinaalessandra.com
Thami Sgalbiero
junho 13, 2016Sim, Marina! Pode ficar com raiva, até porque a raiva é um sentimento que precisa ser sentindo também assim como os outros, mas tem gente que perde o controle e faz coisas que não devia e/ou só fica naquilo, sem permitir esquecer, sabe? O bom é arrumar um jeito de liberar logo essa raiva de alguma forma, seja em alguma atividade física ou até mesmo escrevendo, pra tirar todo esse peso das costas e "voltar ao normal".
Adriel Christian
março 21, 2016oi, oi.
eu tbm sou do time que acredita que quanto menos vc dá espaço pra tristeza, mais feliz vc será. a vida já não é fácil pra ngm, se a gente se deixar abater por qualquer coisa, daí fode tudo.
outra coisa que ajuda bastante a estarmos sempre felizinhos, é estarmos ao lado de gente positiva. pessimismo é uma das piores coisas, então, melhor fugir desse povo. eu mesmo já tive amigos negativistas, que sempre diziam que eu não conseguiria isso aquilo… graças a Deus esse tipo de gente só me faz querer mais vencer na vida.
bjs!
Não me venha com desculpas
Thami Sgalbiero
junho 13, 2016Exatamente. Mostrar pra esses amigos que você pode sim conseguir o que quer, ainda serve de exemplo para eles que provavelmente não acreditam nas próprias conquistas. Porque se eles não deixam sua felicidade aflorar, com certeza eles não tem a felicidade própria e quer acabar com a sua. Gente feliz não se mete na vida dos outros, só se for pra acrescentar.
Tamara Gagliardi
março 21, 2016Muito legal esse texto!
Tenho tentado levar uma vida mais leve e sem rancor, pra ficar mais feliz. É muito bom sabe?
beijo!
http://www.tatices.com
Rafa Oliveira
março 21, 2016Ótimo Post Thami!
Por mais dificil que seja é extremamente necessário deixar as mágoas para trás e seguir em frente buscando uma vida feliz.
http://www.paginasempreto.blogspot.com.br
Beijos
Alessandra Mess
março 21, 2016Com certeza existem outros ângulos de ver a vida, a felicidade está dentro, e não fora!
Excelente post.
Beijos mil,
Mess.
Blog Working Machine
Instagram
FanPage
Thami Sgalbiero
junho 13, 2016Isso, Alessandra! Também tem muito disso, das pessoas procurarem a felicidade nas coisas materiais quando na verdade ela é um estado de espírito que deve ser sentido, apenas.
Simone Cajá
março 21, 2016Adorei suas palavras e concordo em grau e número com elas. A felicidade depende de nós e sempre esperamos que algo ou alguém traga ela para nós 🙁
Beijos
http://www.cherryacessorioseafins.com.br/
Jéssica Bellisoni
março 21, 2016Nunca tinha lido esse conto… mas adorei que você compartilhou aqui.
É o que sempre digo e vivo lembrando pra mim mesma: tudo depende da gente e tudo vem de dentro da gente.
Basta a gente enxergar e praticar, né?
Adorei o post.
Beijos
A Mente Transborda
Curta no Facebook
Thami Sgalbiero
junho 13, 2016Sim, quando a gente começa a enxergar e começa a praticar, as coisas vão se desembaralhando e tudo fica mais fácil de visualizar.
Hey I'm With The Band
março 21, 2016“Deixe de ser um copo. Torne-se um lago." Que bela frase, que bela história. É normal ficar brava, com raiva e triste a gente só não pode deixar que esse sentimento faça parte de nós constantemente, temos que ser mais fortes e fazer com a positividade seja maior. Adorei!
http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/
Thami Sgalbiero
junho 13, 2016Exatamente, Val! É normal ter esses sentimentos, só não podemos deixar eles tomarem conta de todo o espaço do nosso coração.
Sisterly Love
março 21, 2016Muito verdadeiro isso. Otimo post, sempre olhar pra frente e esperar coisas boas 😀
Debora
http://www.sisterlylove.com.br
Carla Hurst
março 21, 2016Que post maravilhoso <3 Estava realmente precisando ler algo assim, de coração. O conto é bastante reflexivo e inspirador, sem dúvidas a frase "Deixe de ser um copo. Torna-se um lago." fez muito sentido na minha cabeça, e concordo totalmente que é assim que temos que ser! Beijos!
http://apaixonadaporfinaisfelizes.blogspot.com.br/
Thami Sgalbiero
junho 13, 2016Obrigada, Carla! Tem também aquela famosa frase que é "Temos que expandir nossos horizontes" e se aplica da mesma forma.
Aline Patricia
março 22, 2016Amei o post, lindo, belas palavras.
http://www.blogsecretplace.com/
Bianca
março 22, 2016Concordo com você. Eu já tinha lido esse conto e também gostei muito da mensagem que ele passa.
Beijos
Bluebell Bee
Luly
março 22, 2016Não sabia que dia 20 era Dia Internacional da Felicidade! Tenho uma amiga que faz aniversário nesse dia, vou falar pra ela…
Simplesmente amei esse conto. E é verdade, né? Quando a gente para pra refletir a amplitude do mundo em que vivemos é que a gente percebe que nosso bocadinho de sal no copo corresponde a, na verdade, apenas alguns grãozinhos numa imensidão de um lago!
Thami Sgalbiero
junho 13, 2016Sua amiga nasceu em um dia especial, hahaha! Exatamente, até porque problemas todo mundo tem, só que ficar ali naqueles grãozinhos de problemas, eles pode crescer e virar uma grande dor de cabeça.
Leidiana Pereira
março 22, 2016Amei a mensagem que você passou para a gente!
Acho que para a gente ser mais feliz é rir das nossas próprias mancadas, estar ao lado daqueles que nos fazem bem, fazer aquilo que mais gosta, ser mais simples na vida, mais positiva e mais simpática com a vida.
Beijos. ♥
Diário da Lady
Thami Sgalbiero
junho 13, 2016Sim, Leidiana. Felicidade é um estado de espirito.
Joice Bianca
março 22, 2016Onw que texto mais amor Thami! Eu acho que a chave para viver mais feliz é o amor. Dar amor receber amor tudo que envolve amor nos deixa mais felizes!
Beijão!
Estilo de sobra baby!
Thami Sgalbiero
junho 13, 2016Verdade, mas não só o amor, tem também o respeito, carinho e várias outras coisas que contribuem pra essa felicidade.
Jovem Jornalista
março 22, 2016Concordo. A vida tem a cor que desejamos pintá-la.
Feliz dia da felicidade atrasado pra você!
http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/
Thami Sgalbiero
junho 13, 2016Obrigada! Não tem nada de atrasado não, to desejando felicidade sempre, hahaha!
Duane
março 22, 2016Ai Thami, que lindas as suas palavras. Eu também sou assim, quando fico brava xingo Deus e o mundo, mas depois volto a focar na positividade. Não adianta nada ficar martelando as coisas ruins na cabeça, melhor pensar em coisa boa, tecpix e tals (parei).
Beijos.
claramenteinsana.com
Thami Sgalbiero
junho 13, 2016Hahahahaha! É, pensar "por que eu nunca tive uma tekpix?" é uma boa maneira de esquecer as coisas ruins 😛
Thaiane e Thalita
março 23, 2016Gostamos do post, lindas as suas palavras, também gostamos do conto é uma bela mensagem que ele nos passa. Realmente quando algo acontece é normal ficar brava e xingar tudo, mas é só com o tempo quando essa raiva passa que conseguimos ver as coisas mais claramente e buscar novos caminhos e soluções!!
beijos
http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/
Thami Sgalbiero
junho 13, 2016Exatamente. E aí talvez a gente começa a perceber que aquela coisinha que deixou a gente com raiva ou irritada, não era nadinha.
Nayanne Aires
março 26, 2016OII amei seu blog <3 Qual é a sua plataforma ? beijuuu
Thami Sgalbiero
junho 13, 2016Blogger.