3 razões pelas quais é bom quando alguém te dá unfollow
Parece que o nosso número de “seguidores” às vezes pode significar o quanto as pessoas e nós mesmos pensamos sobre nós, e quando recebemos um unfollow? Nossa… Eles são nosso povo. Nossa tribo. Nosso “mundinho”.
Mas e quando alguém deixa de te seguir? É como um tapa na cara né? Pode machucar. E pode machucar ainda mais se essa pessoa é for uma amiga real. Mas os “não seguidores” não é uma coisa tão ruim. Na verdade, eu acho que eles são realmente algo grande, sabe? Se você estiver pronta para se sentir melhor sobre si mesma e mais capacitada para fazer o seu blog crescer, segura essas três razões pelas quais é uma coisa boa quando alguém te dá unfollow:
1. Você está estreitando o seu público
Uma das piores coisas que você pode fazer ao tentar ter um blog bem sucedido, é blogar para todos. Embora muitas vezes você pode começar com assuntos sobre diversos tópicos, blogando longe demais com muitos tópicos ou para muitas pessoas não dá ao seu público algo para agarrar, sabe?
Exemplo: talvez você decidiu postar tudo e qualquer coisa no Instagram, de prédios da sua cidade para uma flor aleatória. Mas, recentemente, você decidiu chutar as coisas e fez um juramento silencioso para publicar apenas lindos alimentos relacionados as fotos que você já posta. Você quer começar a blogar mais sobre receitas e nutrição, então fazia sentido mais sentido você ter um Instagram que combina com esse assunto.
“Mas ei! 8 pessoas me deram unfollow desde que mudei meu foco!”. É porque eles não gostam desse assunto ou por que eles não gostam de você? A primeira opção é mais obvio. Na verdade, você está apenas filtrando as pessoas que não estariam interessadas em seu estreito público. Pensando nisso, os não seguidores são uma grande coisa. Não é melhor construir uma comunidade de pessoas que AMAM o que você cria? Enquanto você pode perder alguns seguidores, você está fazendo a transição do seu foco, você vai ganhar muito mais depois, porque terá posts mais bem trabalhados por ser de um assunto que você gosta mais.
2. Você está permitindo o engajamento para crescer com seus outros seguidores
Nada é pior do que milhares de seguidores que ignoram completamente você. É melhor ter um público pequeno e envolvido, do que ter grandes quantidades de pessoas que ignoram todas as suas postagens no blog. Se você tiver unfollow, você está permitindo o engajamento com seus outros seguidores para realmente prosperar. Você está construindo uma comunidade de pessoas que se importam com o que você compartilha. E isso é certamente mais valioso do que o oposto.
3. Isso não significa que eles não gostam de você
É fácil pensar que, se alguém deixa de te seguir, essa pessoa não gosta de você. Mas na verdade, nossas decisões sobre dar unfollow em alguém é geralmente mais complicado do que simplesmente odiar alguém. A pessoa pode te dar unfollow por outras razões, como, por exemplo, não sentem seu conteúdo como algo relevantes para suas vidas, ou eles já estão seguindo 900 pessoas que publicam praticamente a mesma coisa e decidiu fazer uma limpa.
Quando alguém dá unfollow em você, não é pra levar para o lado pessoal ou se sentir mal sobre isso. Normalmente, o não seguimento de alguém não está ligado a uma forte emoção de aversão ou ódio. É apenas uma parte natural do crescimento de uma marca ou blog, e muitas vezes significa que você está fazendo algo certo.
Mas nem sempre ter unfollow é uma coisa boa!
Se seus seguidores parecem estar correndo longe de você ou se as pessoas que você pensou que faziam parte do seu público ideal estão de repente clicando no botão “unfollow”, então você pode ter algumas mudanças a fazer. Aqui estão algumas razões pelas quais alguém pode optar por deixar de te seguir:
- Você faz muito “barulho”. É bom ser social nas mídias sociais, mas se você estiver postando direto, isso pode ser muito para os seus seguidores acompanharem.
- Só tem promoção/divulgação. Quando se trate de muita promoção dos seus próprios produtos ou patrocinando postagens para outra marca, tudo em excesso é ruim. Isso pode irritar as pessoas que te seguem.
- Seu conteúdo não é bonito. Isto vai primeiramente para o Instagram. Se você está postando imagens feias, sem inspiração, então isso pode estar afastando seus novos seguidores.
- Você não se relaciona realmente. As pessoas gostam de usar os blogs e as mídias sociais para dar uma olhada agradável na vida de alguém. Mesmo se você usar para fins comerciais, é importante não ser robótico.
- Você posta #todasascoisas. Voltando a razão 4 aí em cima, isso pode ser ótimo para você criar um relacionamento na mídia social. Mas, se você postar qualquer coisa apenas para ter conteúdo novo, então você deve reconsiderar a sua finalidade. Comece a postar coisas que são inspiradoras e frescas para o seu público. Então, envie essa imagem mal iluminada do seu pet para a sua amiga em vez de mandar para todos os seus seguidores.
Então, me diz aí! Como você se sente quando alguém te dá unfollow? Essas razões esclareceram um pouco mais? Comentem aqui!
Aline Silveira
março 27, 2017Recentemente estava pensado sobre essa parte de não levar par o pessoal, é difícil as vezes, mas se a gente desliga disso não fica se sentido rejeitado, e como tu disse pode ser bom, pode servir pra fazer um público mais filtrado.
http://www.cupidobrega.com.br
Canal no YouTube
Thami Sgalbiero
abril 1, 2017Sim, porque aí quem tá te seguindo é porque realmente se interessa pelo que você posta, sabe?
Carolina R
março 27, 2017Eu já liguei mais para unf hoje não me preocupo muito, justamente porque as vezes meu conteudo pode não agradar certas pessoas e tudo bem…
bjs
Luana Oliveira
março 27, 2017Esse post faz total sentido, meu Deus! HAHAHAHAH
eu sinceramente, sou muito assim e acredito que muitas leitoras minhas também. Inclusive, no snapchat, eu ja deixei de seguir varias blogueiras por se tornaram “cansativas”. rs
Adorei o post, beijossssssss!
http://www.paaradateen.com/2017/03/minha-festa-de-18-anos.html
Thami Sgalbiero
abril 1, 2017Sim, principalmente no Snapchat, a gente tem que seguir quem realmente nos interessa.
Simone Benvindo
março 27, 2017Estava precisando deste post, preciso focar mais no que realmente é melhor para o que eu propus fazer. Até que tenho gostado mais do meu feed do jeito que está, mas sempre da para melhorar e já usei dicas suas que li por aqui no blog. <3
Charme-se
Thami Sgalbiero
abril 1, 2017Que bom que ajudou então! 😀
Váh
março 27, 2017“É melhor ter um público pequeno e envolvido, do que ter grandes quantidades de pessoas que ignoram todas as suas postagens” acho que essa frase define tudo!!
Eu fico meio chateada quando recebo um unfollow, mas nada de mais sabe? Agora se é alguém conhecido aí eu vou atrás e tento descobrir porque parou de me seguir, porque sempre tem algo pessoal envolvido.
Mas de maneira geral acho que não devemos levar isso de unfollow tão á sério né?
Ah, outra coisa… adorei seu post sobre detox digital 😉
http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/
Thami Sgalbiero
abril 1, 2017Obrigada!!! Sim, nem precisamos levar isso a sério e nem pro lado pessoal, sabe?
marcela miranda
março 27, 2017Concordando muito com esse post! Quando eu comecei no blog, eu só queria numeros porque achava que isso importava, mas ao decorrer desses longos anos fui vendo que mais vale 1 pessoa que realmente leia seu post ou goste de verdade da sua foto no Instagram do que ter aqueles fantasmas ou pessoas que nem leem o que a gente escreve de verdade.
Um beijo!
http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br
Thami Sgalbiero
abril 1, 2017É, fora que no Instagram é tudo muito no automático, tem pessoas curtem sem nem mesmo olhar a foto direito :/
Wanessa
março 27, 2017Como meu perfil não é voltado pra esse tipo de ideia, não faz tanta diferença pra mim.
Acho que é questão de identificação de conteúdo ou com a pessoa, fotos bonitas e novidades acaba atraindo e permanecendo os seguidores, se caso isso acabar os unfollow são frequentes mesmo. Eu por exemplo, já deixei de seguir perfis com essa temática, pq deixaram de lado as postagens diárias e o conteúdo acabou mudando.
Bjoka http://diadebrilho.com
Thami Sgalbiero
abril 1, 2017Eu também já fiz isso, deixei de seguir perfis que postavam coisas que não era do meu interesse, porque segui uma vez achando que seria umas postagens, mas foram outras completamente diferentes :/
Leslie Leite
março 27, 2017As vezes me preocupo com o conteúdo do meu blog, por que meio que eu escrevo de tudo um pouco. A quatro anos escrevendo e eu ainda não consegui determinar um tema único, mas isso é por que meu blog é parte de mim, e eu escrevo sobre o que me rodeia, sobre o que eu gosto, mesmo que sejam várias coisas. E creio que eu até posso dizer que tenho um público fiel.
No instagram geralmente as pessoas que me dão unfollow são aquelas que seguem apenas para que eu siga de volta, aí depois que eu sigo (ou não) elas me dão unfollow. Odeio essa mania que alguns tem. Aqueles que eu percebo que tem os mesmos interesses que eu e passam a me seguir continuam me seguindo, raramente me dão unfollow. Porém, especificamente no instagram tem sido difícil alcançar um público novo. A rede social está igual ao facebook e para que suas publicações apareçam para mais pessoas é necessário fazer uma propaganda ou “impulsionar” a publicação. Desde a última atualização creio que a rede social ficou horrível, não facilita em nada nossa vida.
Gostei muito do post. Achei super informativo.
Beijo, http://www.apenasleiteepimenta.com.br
Thami Sgalbiero
abril 1, 2017Também me preocupo demais com o conteúdo do meu blog, Leslie. Te entendo. A gente acaba postando sobre tudo e perde o foco do público certo, daí acaba atingindo todos os públicos e aí fica mais difícil de agradar a todos. Nossa, também não gosto dessa mania que muitos tem. Normalmente quando vejo alguém me seguindo, penso que a pessoa gostou das coisas que eu posto e tal, aí vou no perfil da pessoa, vejo que tem fotos boas também, sigo e aí no dia seguinte, unfollow. Daí só continuo seguindo se as fotos são realmente boas, se não… Dou unfollow também. É, essa atualização ficou uma bosta, mas fiquei sabendo que quanto mais você vai no perfil da pessoa, mais começa a aparecer as publicações dessa pessoa no seu feed, então é só você ir acompanhando quem você realmente quer que já já começa a aparecer mais no seu feed. Obrigada 😀
Rafaela Oliveira
março 27, 2017Bem interessante o seu post Thami.
Antigamente eu me preocupava muito com unfollow mais agora eu já estou mais tranquila quanto a isso.
Gostei bastante das dicas e vou segui-las 🙂
http://www.paginasempreto.blogspot.com.br
Beijos
Fernanda
março 27, 2017Eu fico preocupada quando as pessoas dão unfollow, sempre acho que eles não estão gostando ou querem um instagram padronizado. Mas, eles tem que ver que instagram é o estilo da pessoa.
Um beijo,
http://www.purestyle.com.br
Bianca Geisler
março 27, 2017Gostei muito do que falou sobre essa questão do unfollow. Seguido vejo postagens sobre como conseguir mais seguidores, mas não como lidar com a perda deles. Gostei da sua sacada e de como você escreveu tão levemente sobre o assunto.
Não preciso nem dizer que concordei com tudo, né? Uma coisa muito importante que você disse foi “a pessoa não te dá unfollow por deixar de gostar de você” e isso é muito verdade. A gente associa a falta de curtida, a quantidade “baixa” de seguidores como fracasso, como um “não sou popular/gostável” e isso é horrível.
De qualquer forma, amei que tu fez o último parágrafo com um “tá, mas talvez os unfollows signifiquem algo e você deva parar pra pensar na pessoa que você é no instagram”.
Eu parei pra pensar, pelo menos. Não cheguei em uma conclusão, mas foi bom parar e refletir sobre a pessoa que eu transpareço ser no meu feed.
Beijos,
Bi.
– http://www.naogostodeunicornios.com
Thami Sgalbiero
abril 1, 2017Obrigada, Bi! Isso é horrível e isso não é verdade né? As vezes simplesmente não é o que a pessoa curte e fim. Não chegou a uma conclusão porque eu sei que seu Instagram arrasa!!! Eu adoro suas fotos 😀
Lívia Madeira
março 27, 2017nem sempre é bom, mas acho bacana saber identificar essas mudanças, bem bacana seu post!
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
Monise Camargo
março 27, 2017Nossa, esse post caiu como uma luva.
Semana passada eu e minha irmã estava conversando exatamente sobre esse assunto.
Beijinhos.
Blog Entre Garotas
Duane
março 27, 2017Um outro motivo de unf é o tal do sdv. Tem uma galera que segue um monte de gente nas esperança de ter mais seguidores, e quando consegue, dá unfollow. Por isso, quando aparece uns “bicho estranho” lá no meu insta, nem contabilizo, já sei que em poucos dias vai embora! HAHAH. E eu super concordo com isso de que é melhor que as pessoas que não fazem parte do nosso público se retirem do que fiquem lá sem engajar. Nossa, gostei muito desse post, Thami! E realmente, melhor deixar aquela foto mal iluminada pra mandar por direct pras migas HAHAH.
Beijos!
claramenteinsana.com
Thami Sgalbiero
abril 1, 2017Sim, tem umas pessoas assim, não sei como conseguem. Exatamente! Essa semana aconteceu comigo isso, um monte de gente estranha (tipo da arábia, sei lá) me seguindo, hahaha! Essas fotos mal iluminadas podem ir até pro Stories também né? Porque fica por 24h só. 😛
Debora Dahl
março 27, 2017Eu ganho e perco seguidores todos os dias.. e muito dificil crescer.. mas eu sei que a assim que funciona. Agora quando um amigo deixa de seguir e um tampa na cara mesmo.. ainda nao sei lidar com isso. Eu sei que as vezes ele nao se relaciona com o assunto. Mas custa apoiar? hehe.. otimo post Thami. Bjs
http://www.deboradahl.com
Thami Sgalbiero
abril 1, 2017É, para amigos assim eu confesso que fico chateada mesmo, porque quem é mais próximo, eu espero só o apoio mesmo. Obrigada, Debora! 😀
julia
março 28, 2017adorei o post!
bjss
http://www.julialisblog.com/
Karoline
março 28, 2017Esse post faz MUITO SENTIDO! Meu Deus, tenho que compartilhar seu post com mais pessoas, pois unfollow nem sempre é alto TÃAAO RUIM. E eu sempre tenho em mente que o público que tenho, vale muito mais que MUITOS SEGUIDORES, pois esse público é fiel! Com ctz <3
Enfim, toda vez q venho no seu blog ele ta ainda mais lindo. Qual a magia pelo amor de Deus???
Thami Sgalbiero
abril 1, 2017Sim! Eu também! Meu público é pequeno, mas é um público fiel, que tá ali <3 Hahahaha! Magia nenhuma, só mudei a plataforma mesmo 😛 mas obrigada!!!
Leidiana Pereira
março 28, 2017Eu adorei suas dicas, como sempre são ótimas!
Ter um número de seguidores é muito bom, mas é melhor ainda a participação de todos, em vez só de números.
No meu Instagram, por exemplo, eu só sigo aqueles que participam das minhas postagens do Insta e que não seguem apenas para obter número e depois deixar de seguir. Priorizo a “convivência” nas redes sociais. Aqui no blog eu acho mais legal os comentários que recebo, e nem ligo muito para os números de seguidores que ficam descritos na barra lateral.
Quando eu recebo um Unfollow, fico triste no início, mas logo fico positiva e penso que quando 1 vai embora, 10 chegam no lugar.
Beijos. ♥
Diário da Lady
Thami Sgalbiero
abril 1, 2017Também priorizo a interação nas redes sociais, se não a gente só vai viver no automático e isso vai ser horrível. Eu até tirei o número de seguidores da barra lateral, não faziam sentido pra mim. Isso aí! É como uma troca, enquanto 1 vai, outro 1 volta interagindo e mais interessado que aquele que deu unfollow.
bianca
março 29, 2017Muito criativo e útil seu post, o chato mesmo é quando a pessoa espera você segui-la pra ela dá unfollow 🙁 mas os melhores sempre ficam, né rs. ♡ xoxo, Blog B de Bia
Thami Sgalbiero
abril 1, 2017Isso é uma técnica que eles usam pra ganhar seguidores, seguir todo mundo pra ganhar seguidores e depois darem unfollow. Obrigada! 😀
Emerson
março 30, 2017Nunca tinha parado pra pensar assim.
Gostei!
Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram