“Além da Amizade”, de Clara Alves
Tá, confesso. Eu estava louca pra fazer a resenha desse livro pra vocês, porque ele é da minha amiga, Clara Alves. Seu primeiro livro publicado, Além da Amizade, começando sua profissão como autora. O mais louco é que conheci a Clara no Orkut, em uma comunidade que várias pessoas postavam fanfics e webs (webs = “livros virtuais”). Nossos perfis eram fakes, mas depois que o Orkut acabou, o grupo continuou e eu conheci ela pessoalmente (já que ela mora aqui no Rio), então acompanhei toda a trajetória que ela teve para publicar esse livro. Enfim, vamos a resenha que é o que importa!
Agora, tirando meu papel de amiga e entrando no papel de crítica pra fazer essa resenha. Porque não é só por ser minha amiga que não vou ser sincera né? Então, lá vamos nós…
Sinopse: Aquele poderia ser um dia como outro qualquer – mas, tão inusitado quanto uma frente fria no verão carioca, aquele sábado estava longe de ser banal. É por causa do seu rumo inesperado que Anna Schwartz se vê entrar em uma nova (e não tão boa) fase de sua vida adolescente. Dentre tantas mudanças, porém, seus novos sentimentos pelo melhor amigo podem estar no topo da lista de problemas. No meio do caos que sua vida se tornou, Anna descobre, da pior maneira possível, que as escolhas certas raramente são as mais fáceis de serem feitas.
Pra quem ainda não sabe, sou fã de romances e livros juvenis que falam da adolescência, com personagens no ensino médio e tal, então já sabia que eu ia gostar. Porém fiquei com medo do famoso clichê, que mesmo gostando, às vezes enjoa.
Então, pela sinopse e título do livro, sabemos que se trata de um relacionamento que vai além da amizade. Meio óbvio, certo? Sim. Mas a escrita da Clara é outro nível. Não aquele linguajar esquisito forçado de “jovem” de quase a maioria dos livros desse gênero, são palavras mais amadurecidas. É um livro de romance adolescente maduro.
O livro se passa aqui no Rio de Janeiro, a personagem principal adora calor, sol, praia, verão, então eu nem amei né? Me simpatizei logo! ? É escrito em primeira pessoa, a personagem principal, Anna Schwartz é que vai narrando tudo o que acontece com ela em meio desse crescimento. Como já diz na própria capa é “uma história sobre amores, escolhas e amadurecimento”. Fiquei muito feliz vendo o amadurecimento da personagem principal e os outros coadjuvantes também.
A Anna pensava nas pessoas ao redor dela e sempre esquecia de pensar nela mesma, daí aconteciam algumas situações chatas que boa parte era por culpa dela ser assim, mas depois isso muda. Tudo bem que em algumas partes, achei a Anna meio mimada. Porque a todo momento ela quer que tudo seja perfeito, e a vida não é bem assim né?
De coadjuvantes temos Natan, Jullie, Douglas, Gustavo e até mesmo os pais da Anna e do Natan participam do livro sem serem esquecidos. O que achei mais legal é que ninguém fica sumido no livro. Sabe aqueles livros que a autora coloca 4923743 personagens e no final esquece de dar um final ou uma explicação para eles? Então, nesse livro isso não acontece. Clara soube explorar todos os personagens.
É difícil você não se simpatizar com eles. Não tem nenhum vilão, então é uma leitura gostosa de ler, sabe? Me apaixonei por Natan e queria ele como melhor amigo também. Na verdade, o Gustavo também é apaixonante. Os dois são aqueles garotos que você adora pela personalidade (e beleza também) e fica querendo pra você. Em diversos momentos no meio da leitura, eu parava para tweetar que queria um deles pra mim, só um mesmo. ?
Eu queria também contar outra atitude dela que me surpreendeu, mas aí eu estaria dando um spoiler. E não queremos isso né? Só posso dizer que teve uma pitadinha de feminismo aí na Anna que eu curti bastante.
Ganhei até dedicatória:
Para quem quiser comprar o livro: físico ou ebook.
Mas e aí? Vocês conheciam o livro da Clara? Gostam de livros assim? Comentem aqui!
Pathy Guarnieri
setembro 29, 2017Não sou fã de histórias juvenis, mas esse livro parece bem fofinho! A dedicatória a você ficou linda! ^^
Beijo!
Cores do Vício
Thami Sgalbiero
outubro 12, 2017Sim, adorei a dedicatória, haha! <3
Elcimar Reis
setembro 29, 2017Que legal. Meu sonho é resenhar o livro de uma amiga. Isso, porque eu, de fato, tenho uma amiga que almeja ser escritora. E eu também tenho esse desejo/sonho. Então seria muito legal mesmo ter essa sensação. Que, inclusive, espero ter logo. ♥. Devo confessar que não gosto muito do gênero do livro. Na verdade, não gosto de romances assim. Mas, compraria o livro para dar de presente à esta minha amiga, porque ela iria amar. A capa é linda, e já que a escrita é mais amadurecida, seria minha escolha pra presente! ♥
Thami Sgalbiero
outubro 12, 2017Imagina que louco você e sua amiga trocarem esses livros pra cada um ler e resenhar sobre eles futuramente? Tomara que seja logo também. 🙂 Uma boa escolha de presente, haha!
gih
setembro 29, 2017Eita que legal que vocês se conheceram em comunidade de fanfic no Orkut!
Eu nunca tive perfil fake hahaha, mas eu estava nessas comunidades também.
Adorei a resenha
kisses
Gabriela Dahmer Coitinho
setembro 29, 2017Só pela capa ele já me ganhou. Pelo que você descreveu e a sinopse deu a entender, é meio estilo os da Isa Freitas, né? Mas mais amadurecido. Achei interessante e me bateu aquela pontinha de curiosidade para ler. Quem sabe mais pra frente eu pegue.
Beijos,
Blog Gaby Dahmer ♥
Thami Sgalbiero
outubro 12, 2017Nunca li nenhum livro da Isabela Freitas, então não posso opinar se é parecido com o estilo. Sou doida pra ler o “Não se apega não”, haha!
Gabs Dutra
setembro 29, 2017Achei um amorzinho esse livro e ele me ganhou, agora quero ganhar ele kkkkk
to com curiosidade de ler agora kkkk quando eu tiver um tempinho da facul vou correndo atrás!
Beijão > http://www.seteprimaveras.com
Tamara Mansur
setembro 29, 2017Olá Thami! Tudo bem??
ahh achei o máximo que a autora é sua amiga! tudo fica melhor quando a gente conhece a pessoa que escreveu, né? eu adoro histórias desse tipo também, mais juvenis. e gostei muito do fato de você ter dito que a escrita dela é mais madura, prefiro mil vezes assim ^^
e que capa mais linda! a diagramação também está super bonita, tudo parece ter sido tão bem feito! estou apaixonada!!
entrei no link e vi que é tudo vendido pela amazon, né? sabe se ela faz a impressão do livro físico pela amazon também? (curiosidade de escritora hehe)
beeijo
http://lecaferouge.blogspot.com.br/
Clara Alves
setembro 30, 2017Oi, Tamara! Melhor eu responder pessoalmente né? ahahaha <3 Que bom que você gostou, todo mundo elogia muito o projeto, sou apaixonada pelo trabalho da designer! (Ela fez o design editorial todo)
Eu só uso a Amazon como vendedora mesmo, fiz a impressão por gráfica e uso o site pra vender (tava muito caro manter o site que eu tinha com PagSeguro).
Se quiser tirar alguma dúvida, pode me procurar no Facebook pra conversar <3 (To lá como Clara Alves mesmo)
Beijos!
Tamara Mansur
outubro 18, 2017adorei ver que você respondeu aqui, obrigada <3
achei bem bonito mesmo o trabalho de capa dela, bom saber que gostou de todo o projeto dela ^^
ahhh entendi.. segunda pessoa que vejo fazer isso, legal! vou procurar me informar melhor sobre isso!
ahh, vou te adionar lá, obrigada!!
beeijo
Thami Sgalbiero
outubro 13, 2017Sim! Parece que cada detalhe foi pensando com calma pra sair um livro com boa leitura, pra passar a melhor experiência para o leitor mesmo. Sobre as outras questões, Clara já respondeu aqui no comentário acima. 😉
Jaynara Archanjo
setembro 30, 2017Vou te confessar que também adoro livros mais juvenis. E vou falar também que compro livro pela capa. E esse com certeza compraria. A história parece ser bem tranquila e legal de ler. Bem legal isso da autora ser sua amiga!!!
Beijos.
http://www.boas-depapo.blogspot.com
Viviane
setembro 30, 2017Eu não conhecia o livro e nem a autora e achei muito legal o fato de você ser amiga dela e ter acompanhado o desenvolvimento do livro de perto. Parece ser muito bom o livro e eu também adoro ler livros de adolescentes, principalmente quando são maduros, pois de um certo modo sempre conseguimos aprender umas coisinhas com eles. A capa do livro também é muito bonita, simples, porém lindo.
Beijos!
http://www.memorizeis.tk
Thami Sgalbiero
outubro 13, 2017É, mesmo sendo um livro adolescente, a gente acaba se identificando né?
Thayse Stein
setembro 30, 2017Nossa, achei um amor, que demais que a Clara é sua amiga e que ela lançou um livro! Fiquei curiosa pra ler a história já que ela é super preocupada com os detalhes e em como desenvolve a trama <3
❤
Beijos
Brilho de Aluguel
Fe
outubro 2, 2017Adorei! Parece muito legal e me indentifiquei com a personagem também, pelo que você escreveu. Acho leituras leves assim ótimas para relaxar a mente e esquecer um pouco a loucura do dia a dia. Um beijo! <3
Monyque Evelyn
outubro 2, 2017Ahh que legal, já quero ler esse livro. Sucesso pra Clara 😀
submersa-em-palavras.blogspot.com.br
Gabriela Farias Soares
outubro 2, 2017Ainda não conhecia, mas que amor que vocês se conheceram no Orkut e ainda mantêm a amizade <3 Ah, e já preciso comentar: que capa LINDA! Já me apaixonei aí. E também curto bastante histórias mais adolescentes que se passam no ensino médio e tal, então acho que eu ia curtir bastante a leitura. Adorei a resenha, Thami!
Um beijão,
Gabs | likegabs.blogspot.com ❥
Thami Sgalbiero
outubro 13, 2017Obrigada, Gabs! 🙂
Emerson
outubro 2, 2017Bem legal a sua resenha. Gostei da história e o livro se passar na praia.
Até mais,
Emerson Garcia
Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram
Mariana Menezes
outubro 2, 2017Oi Thami!
Ai que legaaal, uma amiga que publicou um livro pela 1ªvez! Deve ser muito incrível isso <3 Um dia quero ser a amiga que publica um livro também, rs. Também sou fã de romances adolescentes, que acontecem no ensino médio. São clichês, mas não deixo de gostar. E adorei a história, parece ser muito levinha e fluida de ler. Parabéns pra Clara!
Beijos =)
Letras na Gaveta
Thami Sgalbiero
outubro 14, 2017As vezes até sinto falta dos clichês quando fujo um pouco deles, logo quero voltar. 😛 haha!
Lívia Madeira
outubro 2, 2017primeiro que fotos mais lindas vc tirou! a capa é mt linda, adorei conhecer o livro pela sua resenha
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
Thami Sgalbiero
outubro 14, 2017Obrigada, Lívia! 😀
Duane
outubro 3, 2017Amei! Já fiquei super curiosa, principalmente por ser um livro com personagens adolescentes, porém escrita madura. E a pitada de feminismo então? Querooooo. Fora que a capa é maravilhosa <3
Beijos!
Sté Maciel
outubro 3, 2017Nossa, orkut? Fake? Que saaaudade!
Adorei o livro dela, Thami! <3
mariasabetudo ❥
Simone
outubro 4, 2017Hey Thami, as comunidades do orkut abriram tantas portas e renderam tantas amizades né. Eu sinto falta, gostava bastante. Não conhecia o livro da Clara na verdade não conhecia ela =( Mas como você sou louca por livros de romances juvenis sou adulta de coração adolescente hahaha pelo pouco do enredo apresentado tenho pra mim que vou gostar muito, achei o preço do EBOOK vou ver se compro na semana que vem quando tiver de férias e ter um tempinho para ler.
Beijos
http://www.cherryacessorioseafins.com.br
Thami Sgalbiero
outubro 14, 2017Adorei a frase “sou adulta de coração adolescente” hahaha! <3 Tão eu! Depois me diz o que achou 😉
julia
outubro 4, 2017parece ser bem legal, e diferente do que já lemos por aí!
beijos
http://www.julialisblog.com/
Thaiane e Thalita
outubro 4, 2017Também gostamos de livros juvenis. Não conhecíamos a autora, mas o livro parece ser ótimo, é um tipo de leitura que estamos acostumadas. Achamos a capa muito linda!! As fotos também ficaram lindas!!
beijos
http://onlyinspirations.blogspot.com.br/
Thami Sgalbiero
outubro 15, 2017Obrigada, meninas!
Lala Ismerim
outubro 5, 2017Já ta bom de ser um sucesso e virar filme! hehehe…
Achei o livro uma graça! A capa, a fonte… tudo!
Sou dessas que compra o livro pela capa também e fico triste quando vejo um livro com uma boa história e uma capa bem blé.
Não conhecia o livro mas tô bem afim de ler.
Beijo
Thami Sgalbiero
outubro 15, 2017É, já fico logo imaginando um filme baseado nesse livro, ficaria incrível!
Amanda
outubro 7, 2017Que demais! Amo essas amizades virtuais que se tornam reais depois, é sempre uma delícia esse encontro, né? Tenho muitas amigas virtuais que já conheci e outras que sonho em conhecer.
Bom, eu não conhecia o livro, mas isso de ser um romance adolescente maduro já me conquistou. E meio que me identifiquei com a Anna, em relação dela pensar sempre nos outros. Opa, você disse feminismo? Já quero!!!
Amei a resenha e fiquei com vontade de ler, Thami! Sucesso pra tua amiga. =)
Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥
Thami Sgalbiero
outubro 15, 2017Obrigada, Amanda! Tenta comprar o ebook (se você gostar de ler pela tela, haha!).