Como escrever o melhor currículo da sua vida
Sem pressão, mas um currículo pode aumentar suas chances de ter o seu trabalho dos sonhos. Pode ser difícil se destacar de todos os outros concorrentes a vaga, mas, felizmente, você tem um bem que pode ser usado: você mesmo. Aqui está como usar sua personalidade para escrever o melhor currículo que pode conquistar o trabalho que você deseja.
Inspire-se
Tire uma pausa de ficar rolando o feed do Instagram e procure ideias de currículo criativas que podem te inspirar. Se você usa o Adobe Photoshop ou outras ferramentas de edição, use para criar o currículo. Se você está querendo realmente se destacar, considere gravar um currículo em vídeo (como a Elle Wood de Legalmente Loira fez para entrar na Harvard) ou aprenda com essa garota ou com o garoto da caixa de donuts que ficaram bem a frente dos seus concorrentes. Olhando a página do LinkedIn deles hoje, mostra que foram contratados. 😉 Mas se você está buscando vaga em um ambiente super corporativo, pode jogar uns desenhos na folha e brincar com a tipografia (desde que o currículo fique legível, claro). A maioria das empresas hoje em dia gostam de currículos que sejam criativos e com um toque pessoal.
Crie uma marca para você mesmo
Se você tem um nome de marca para você, use. Você pode levar um tempo para fazer uma busca na alma e descobrir seus objetivos de carreira + seu estilo pessoal, mas o resultado vale a pena quando os empregadores veem que você tem confiança e é “pé no chão”. Se você for ativo nas redes sociais e compartilha um conteúdo bom online, coloque os links no seu currículo. Se você possui um portfólio, coloca o link para o seu site/blog ou imprime cópias do seu melhor trabalho.
A princípio eu achava isso loucura. Achava loucura colocar o link do meu blog no currículo ou mencionar nas entrevistas, mas foi justamente o meu blog que me fez estagiar em 4 agências diferentes.
Mostre seus interesses
Você se ofereceu para trabalhar em um abrigo de animais? Você é uma planejadora de festas? Você é um jogador de futebol? Adicione essas habilidades e interesses adicionais no seu currículo para manter ele interessante. Os empregadores estão procurando por pessoas inteiras com paixões e objetivos e provavelmente se interessarão por você se você teve experiência de voluntariado ou uma habilidade (como tocar piano ou pintar) que é diferente do trabalho.
Depois que coloquei o link do meu blog no meu currículo, deixei lá. Mesmo entregando currículo em diversas áreas, vai que alguém acessa e gosta né? Vale a pena arriscar!
Mantenha o currículo curto e leve
Por último, você pode ficar tentado colocar todo seu histórico de trabalho no seu currículo, mas uma regra de ouro seria dar detalhes de experiências de trabalho anteriores que sejam relevantes para o trabalho para o qual você está se candidatando. Isso pode ser um pouco complicado, mas olha sempre esses 3 pontos quando adicionar sua experiência de trabalho: destaque as habilidades que melhor atendam ao trabalho, tire as informações irrelevantes ou desnecessárias e escreva seu currículo de forma clara e concisa.
Tinha falado nesse post que iria começar uma categoria nova aqui no blog, parece que muita gente gostou. Desde quando entrei na faculdade (em 2014) comecei a colocar currículos para estágios na área que estou cursando (Publicidade e Propaganda). Logo no primeiro período consegui meu primeiro estágio que me fez ter uma visão maior do mercado de trabalho. Até hoje estagiei em 4 agências diferentes, o que fez minha visão do mercado de trabalho melhorar. Por isso decidi dar dicas de acordo com a experiência que eu tive.
Então, aqui estou eu com mais um post sobre esse assunto. Espero que ajude! Isso serve tanto para quem está procurando emprego quanto pra quem tá procurando estágio.
Quem tiver alguma dica a mais pra acrescentar aqui no post, por favor, não deixe de comentar aqui!
Carla Carrais
novembro 15, 2017Adorei, são dicas realmente importantes!
Te convido a conhecer o meu cantinho <3
Um beijo!
Carla Carrais | http://www.cahcarrais.wordpress.com
Monise Camargo
novembro 15, 2017Thamiii, arrasou no post.
Um currículo bem feito e que não seja imenso é muito importante.
beijinhos
Blog Entre Garotas
Natz Sodré
novembro 15, 2017Arrasou nas dicas Thamy! Um CV bem escrito e com design diferenciado realmente se destaca… Beijokas 😉
Jaynara Lambert
novembro 15, 2017Eu sempre achei que currículo não podia ter nada assim de diferente. Pra mim tinha que ser igual aqueles que a gente compra na papelaria. Estava bem enganada, agora vou fazer uns currículos mais bonitinhos assim vai chamar mais atenção. Nunca pensei também em colocar o endereço do blog, mas isso é melhor para quem é mais dessa área, ou pode ser para qualquer área?
Beijos.
Boas de Papo
Thami Sgalbiero
novembro 28, 2017Pode colocar o endereço do seu blog pra qualquer área. Porque se seu blog for pessoal, vai ter assunto sobre a área ali, nem que seja um pouquinho. 😉
Lilian
novembro 16, 2017Boas dicas Thami! Sabe que nunca pensei sobre gravar um currículo em vídeo? Acho que aqui no Brasil não é muito comum igual nos Estados Unidos, mas está aí uma chance de se destacar né? E realmente precisa de tempo para escrever o currículo e dedicar toda atenção.
Beijos
http://orangelily.com.br/
Thami Sgalbiero
novembro 28, 2017É, o bom de não fazerem muito isso aqui no Brasil, é que dá pra gente se destacar começando a fazer né? O diferente chama a atenção.
Pathy Guarnieri
novembro 16, 2017Que ótimas dicas! Vou até fazer algumas alterações no meu currículo agora. 😀
Beijo!
Cores do Vício
Júlia Gomes
novembro 16, 2017Nossa! Como as coisas mudaram desde que eu comecei a trabalhar. Se me perguntassem como fazer um bom currículo eu diria : “Não minta e coloque suas experiências que tenha haver com a área que procura.” Mas, hoje esta muito mais amplo e é maravilhoso.
Thami Sgalbiero
novembro 28, 2017A parte de não mentir continua, porque mentir em currículo é a pior coisa que tem pra sua carreira profissional né?
Thaiane e Thalita
novembro 16, 2017Gostamos das dicas são ótimas, mas vamos confessar que o nosso currículo ainda é daqueles mais simples e com as informações necessárias para a vaga a ser preenchida. Que legal que o seu blog ajudou você a encontrar estágios!!
beijos
http://onlyinspirations.blogspot.com.br/
Bruna Maria
novembro 16, 2017Adorei suas dicas Thami. Nunca pensei em colocar o link do blog no currículo, mas tá aí uma idéia legal.
os relatos de uma jornalista
Emerson Garcia Affonso Vieira
novembro 17, 2017Ótimas dicas. Super importante segui-las. Lendo seu post me lembrei lembrei de uma moça que fez seu currículo em um rótulo de uma coca-cola e disse que aquilo iria matar a sede das pessoas. Mas foi tão legal a ideia dela, que ainda me marca. Ela produziu o rótulo, o layout e ficou bem bonito. Eu a contrataria.
Até mais,
Emerson Garcia
Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram
Thami Sgalbiero
novembro 28, 2017Citei aqui no post esse currículo do rótulo em uma Coca-Cola. A ideia foi bem boa mesmo né?
Clayci
novembro 17, 2017Eu tive que atualizar o currículo o meu namorado, justamente por causa do tamanho dele.
Tem muito conteúdo, mas estava cansativo de ler =/
Tem que ser como vc disse: leve
<3 Amei as dicas
Luana
novembro 17, 2017Thamiris, esse post veio na hora certa! Passando a primeira semana de dezembro eu encerro minhas provas de vestibular, e terei que aguardar os resultados que sai só em janeiro e caso eu passar as aulas começariam só em março. Então de dezembro até março pretendo procurar emprego, já tenho 18, preciso de experiência né. Então suas dicas para fazer um currículo foi essencial. O mercado de trabalho não está fácil, realmente tem que destacar, e olha, o que tem de gente procurando emprego! Mas vou seguir suas dicas, espero conseguir um job! Hahaha
Beijos,
https://blogluanices.blogspot.com.br
Thami Sgalbiero
novembro 28, 2017Vai conseguir sim! Agora por final do ano, muitas pessoas querem tirar férias, é pra isso abre muitas vagas pra pessoas que possam cobrir essas férias da outra, sabe? 😉
ray menezes
novembro 17, 2017Que post massa, Thami! Sério, muito legal mesmo! Principalmente pra quem tá buscando um emprego agora, espero que ajude bastante gente. Eu não sei como currículos mais personalizados seriam aceitos na minha área de trabalho, que é a área escolar, os currículos que já vi dessa área são todos praticamente iguais. Provavelmente algo diferente chamaria bastante atenção. Meus currículos até hoje foram todos simples, tradicionais e bem chatões, confesso. Já meu currículo artístico é bem mais atraente xD
Um beijo grande!
Hey, Maria! | Fanpage
Thami Sgalbiero
novembro 28, 2017Você pode ousar um pouco no design do currículo da área escolar, pode ficar mais legal. 😉
silvana
janeiro 8, 2018Quanta inovação! Como as coisas estão mudando tão rápido ultimamente, até o currículo precisa se atualizar né!
Adorei as dicas 😉
bjs,
http://www.tpmbasica.com.br
youtube.com/tpmbasica
Aleksandr
agosto 4, 2018Ótimas dicas. Acho que a parte de mostrar interesses é essencial numa carta de apresentação, por exemplo. Talvez não seria conteúdo para o CV em si. No mais, concordo plenamente com suas dicas 😉
Se me permite, tenho um modelo de currículo bacana para complementar seu artigo:
https://blog.akop.com.br/modelo-de-curriculo-em-word-para-baixar/