“Colégio Interno”, de Márcia Carolina
É muito bom saber que hoje em dia a internet está abrindo portas para escritores que antes não podiam nem divulgar suas histórias, o Wattpad anda sendo uma das melhores portas para isso. Não foi diferente com esse livro, Colégio Interno, da Márcia Carolina, vencedor do prêmio Wattys 2015. A editora Autografia me enviou e eu tive o prazer de ler.
Sinopse: A obra Colégio Interno – BBS, de Márcia Carolina, conta a história de Camila Bastos, uma jovem de 17 anos que é enviada pelos seus pais a um colégio interno, o Brusquet Boarding School, para viver o terceiro ano do ensino médio. Lá, Camila, que possui personalidade forte e, muitas vezes, uma enorme inclinação para seguir escolhas perigosas, conhecerá novas pessoas que podem se tornar especiais, além de descobrir que o novo é essencial.
Já Felipe Freitas, também personagem marcante da obra, estuda no Brusquet Boarding School há alguns anos com seus amigos. Jovem doce, amável e solteiro, Felipe busca a menina ideal e não se relaciona com qualquer uma. É o genro dos sonhos de qualquer pai, o projeto de menino perfeito, diferente de Camila.
Gosto de livros da categoria de infantojuvenil, pode ser clichê que mesmo assim eu gosto. O nome do livro já dá a ideia inicial né? Camila é uma jovem de personalidade forte que os pais não sabiam mais o que fazer e acharam que a solução para ela mudar seria colocar em um colégio interno.
Me lembrou um pouco o filme Garota Mimada, porque a situação é bem parecida. Só senti falta de uma explicação maior do que a Camila fez para ir para um colégio interno, porque isso não é explicado no livro. Fui “comendo” as páginas na esperança de saber o que ela tinha feito, mas não tem. Isso pode ser apenas um detalhe e pode até ser deixado de lado, mas pra mim fez falta.
É muito bom ver o amadurecimento da personagem que a todo custo tenta melhor e por ela mesma, não pelos outros. O mais legal do livro é que tem a visão de cada personagem, não só sobre Camila e Felipe. Tudo bem eles serem os personagens principais, mas não roda tudo em volta deles. Tem a Larissa também, que é a colega de quarto da Camila. Gabriel que é colega de quarto do Felipe. Lucas e Thomas que são colegas de quarto e os dois tem um certo “atrito” com o Felipe. É impossível sentir tédio lendo o livro, porque os acontecimentos não param.
As folhas do livro tem uma gramatura maior, diferentes das que a gente costuma ver que são mais “dobráveis”, então, não se assuste com o tamanho do livro. Eu me assustei, mas depois que abri o livro, passou. A folha é aquela amareladinha boa de ler que não cansa a vista, adoro! Tem 269 páginas, rapidinho de ler.
Algumas vezes faltavam algumas virgulas, como quando era a fala de algum personagem mencionando o outro tipo “Eu gosto de você, Lucas” aí ficou meio assim “Eu gosto de você Lucas”, provavelmente alguma falha na revisão, não sei. Agora é capaz de até terem rodado uma versão com esses erros corrigidos, porque na verdade recebi o livro em outubro do ano passado.
O livro é cheio de sensibilidade, pra quem gosta de uma história jovial de amor, amizade e superações, é uma boa pedida! 😉
E aí? Já leram esse livro? Gostam de livros nessa temática? Comentem aqui!
Thayse Stein
janeiro 27, 2018AHH, que bacana isso mesmo de cada vez mais abrirem espaço pra novos autores, achei bem interessante esse livro e fiquei curiosa por causa dessa pegada “Garota Mimada”. Gostei muito da sua resenha, bem completa <3
❤
Beijos
Brilho de Aluguel
Thami Sgalbiero
fevereiro 2, 2018Obrigada, Thay! Depois dá uma procurada por livros no Wattpad. Tem uns bem legais. 😉
Tamara Mansur
janeiro 27, 2018Olá Thami! Tudo bem?
Também adoro essa abertura que novos autores têm na internet – eu incluída, sou doida para começar meu projeto de publicar livro no wattpad ^^
eu adoro histórias infanto juvenil e inclusive assisti ao filme garota mimada e adorei hehe então acho que ia curtir o livro também!!
beeijo
http://lecaferouge.blogspot.com.br/
Thami Sgalbiero
fevereiro 2, 2018Sua escrita é muito boa, Tamara! Aposto que vai conseguir bons leitores lá no Wattpad. 😉
Lulu
janeiro 27, 2018Que legal Thami. Também gosto de ler histórias infanto juvenil porque sempre acontece uma situação no livro que já vivi ou tenha alguma amiga que passou por aquilo.
Big beijos,
Lulu
http://www.luluonthesky.com
Thami Sgalbiero
fevereiro 2, 2018Sim! Essa é a parte legal de ler histórias de infanto juvenil.
Marina
janeiro 27, 2018Realmente, a história lembrou um pouco o filme de Garota Mimada HAHAHA, mas não fiquei com tanta vontade de ler justamente porque é um livro de adolescente, sabe?! Não que não goste, eu adoro, mas é porque ultimamente não tô na fase de livros assim, ando preferindo um de suspense/terror/ação… Mas eu adorei a história, com certeza deve ser muito bom, mas agora pra mim, não seria. Enfim, gostei da resenha, Thami!
beijoos
http://www.marinaalessandra.com
Thami Sgalbiero
fevereiro 2, 2018Super te entendo. Tem vezes que a gente fica assim mesmo. Eu fiquei lendo livros de romance por tanto tempo, que dei uma parada e só to voltando a lê-los agora. Porque uma hora enjoa mesmo.
Nós Somos Moda
janeiro 27, 2018Parece uma excelente leitura!
http://www.nossomosmoda.com/2018/01/editorial-das-tendencias-da-style-trends.html
Priscilla
janeiro 27, 2018Oi Thami! Feliz 2018 <3
Antes eu gostava de ler literatura infanto juvenil, mas de um tempo para cá não consigo mais, rsrs.
Mas parece ser uma boa leitura 😀
Beijos!
Sté Maciel
janeiro 28, 2018Ahhh, mas eu adoro livros assim também! É que bate uma saudade, né?! Hahahahahah ahh eu amo filme garota mimada! O livro deve ser ótimo!
mariasabetudo ❥
VANESSA BRUNT
janeiro 28, 2018Ai, que delícia, Thami! É tão maravilhoso conhecer uma autora nova em meio a esse complexo mercado editorial atual. Adorei saber da obra e suas resenhas são sempre deliciosas de devorar. Que deleitoso é saber o quanto a trama aborda mensagens valiosas sobre autoconhecimento, respeito, ganhos da generosidade e trocas evolutivas. O quesito de mostrar tantas visões é incrível e deixou ainda mais curiosidade! Mais uma dica linda que veio daqui.
http://www.semquases.com
Thami Sgalbiero
fevereiro 2, 2018Obrigada, Vanessa! Espero que um dia possa ter a oportunidade de ler esse livro também.
Jaynara Lambert
janeiro 29, 2018Gosto muito desse gênero também, tanto em livros quanto em filmes (que tenham histórias mais juvenis). Achei bem legal a resenha, talvez eu leria porque é exatamente o tipo de livro que gosto. Tem alguns livros que infelizmente vem com errinhos, né!
E pior que você falando, lembra mesmo o filme.
Beijos
Boas de Papo
Thami Sgalbiero
fevereiro 3, 2018Também gosto de filmes nesses temas. É inevitável não ter erro em livro, as vezes é coisa pequena que deixam passar. Afinal, são humanos que escrevem né? E errar é humano, haha!
Lysia Ribeiro
janeiro 31, 2018Também gosto muito desse gênero. Uma coisa que me deu curiosidade foi em saber porque o Felipe tá lá. Ele, pela descrição, pareceu ser bom. Maaaas, como nem todo mundo é 100% bom, tomara que tenha no livro o motivo. A não ser, é claro, que motivos ruins não sejam os únicos motivos pros pais mandarem os filhos para lá. Agora me deu mais vontade ainda de ler e matar as curiosidades, haha.
Ah, e tanto como leitora quanto como quem deseja publicar um livro, eu fico beeeem feliz com essa abertura do mercado a novos escritores.
Abraços!
http://www.lysonjeada.com.br
Thami Sgalbiero
fevereiro 3, 2018Tem algumas coisas no livro que não é muito bem explicado, fica só subentendido, sabe? Então, sua mente é que comanda, haha!