“O Diário da Princesa” #1 e #2, de Meg Cabot
Tá aí um livro que eu sempre quis ler quando era mais nova e comecei a me viciar nos livros, O Diário da Princesa. Esse foi o meu primeiro contato com a escrita da Meg Cabot também. Não lembro muito bem quando eu ganhei esse livro vira-vira, edição de bolso, mas lembro que minha irmã me deu de presente de Natal e eu amei! Confesso que procrastinei pra começar a ler ele, porque na época que ganhei, estava viciada nos livros do Nicholas Sparks. Finalmente consegui ler essa belezura! Depois de alguns anos que se passaram, mas tá valendo né?
O Diário da Princesa
Sinopse: Mia Thermopolis, uma garota nova-iorquina comum, descobre, de repente, ser a herdeira de um reino europeu. Ela vai, então, morar com seu pai, para aprender a agir como a verdadeira nobre que é. Mas sua avó, a velha princesa Genovia, acha que ela tem muito a aprender antes de poder subir ao trono. Um grande romance que chega às telas em uma produção dos estúdios Disney.
Começando pelo primeiro livro. É muito interessante que no começo do livro a Mia se mostra super revoltada com a mãe. Porque ela deu o diário pra Mia por achar que ela estava reprimindo seus sentimentos. Mia é aquela famosa garota tímida que aceita tudo o que os outros falam só pra não ter que entrar em uma discussão, mas que no final a maior prejudicada é ela, sabe? E eu me identifiquei super! Porque criei o meu primeiro blog e o meu primeiro canal no YouTube justamente por isso, por aceitar tudo calada e nunca dar minha opinião em nada. Achava que seria A chata se falasse algo em qualquer assunto.
Assim como no filme, a Mia fica super mal por saber que é herdeira de um reino europeu, mas sinceramente, até hoje não entendi isso. Se de repente alguém me falasse que eu sou herdeira de um reino qualquer, eu ficaria super feliz. Tudo bem que tem essas coisas chatas do que pode e não pode fazer, mas eu super curtiria esse momento diferente. Com o livro pude entender que essa é a essência do diferente da história.
A história sai do clichê justamente quando Mia rejeita a coroa, ela é amante dos animais, do Green Peace, não sabe falar sobre seus sentimentos e sua autoestima é um lixo.
A Princesa Sob os Refletores
Sinopse: Mia recebe uma notícia bombástica: sua mãe está grávida de seu professor de álgebra. Ainda em choque com a novidade, Mia nem imagina o que a espera pelos próximos dias.
Gostei muito da forma que a autora usou para relembrar tudo que tinha acontecido no primeiro livro. Já que ele é todo escrito em forma de diário, não tinha o porquê Mia ficar contando todos os detalhes de novo. As partes simplesmente se encaixam.
Aconteceu com a Mia o que a gente já sabe que acontece com qualquer pessoa que começa a ter algum tipo de poder. Sabe quando a pessoa começa a ficar famosa em algum meio social? Sempre tem as mosquinhas que antes nem queriam saber dessa pessoa mas a partir daí começam a procurar mais. Afinal, agora essa pessoa é alguém né? A famosa falsidade e falta de senso: a gente vê no livro.
É muito interessante acompanhar a vida da Mia através dos seus diários. O mais legal do livro é que parece ser real um diário. Ela não escreve todos os dias, então não fica cansativo. Você vê pelas datas (e horário as vezes) que tem um intervalo de tempo. Parece que ela realmente viveu tudo aquilo pra desabafar depois tudo no diário.
Confesso que até a metade desse segundo livro, eu queria MUITO um diário pra chamar de meu. Pra fazer como a Mia mesmo, mas aí me lembrei que eu iria esquecer de relatar as coisas lá. Porque quando alguma coisa está na minha cabeça, eu desabafo tudo é no Twitter mesmo. Vai no automático. ?
Sobre os dois
Ok. Agora falando de um modo geral, se a leitura ficasse descrevendo o presente, como o clima, a cor do banheiro e etc, eu certamente não iria curtir muito a leitura. A leitura é rápida e bem fácil. Gostei dos dramas da Mia, do exagero e como ela vai direto ao ponto. Gostei de como os personagens são únicos. A história é simplesmente muito divertida e cheia da cultura pop. Algumas vezes ela cita até a Britney Spears (nem sou fã né). Tem também referências ao feminismo e os dilemas que todo adolescente enfrenta.
É lindo ver Mia amadurecendo e já estou LOUCA pra ler os outros livros dessa coleção. Inclusive amei ler meu primeiro livro de bolso, tão simples, leve e compacto. Fiquei com um pouco de medo de não ter as mesmas páginas do tamanho do livro normal. Até postei no stories do Instagram pra perguntar quem tinha lido só pra checar o número de páginas. ? E sim, tem a mesma quantidade de páginas e é a mesma história. Só sei que amei andar com ele na minha bolsa, pra tudo quanto é lugar que eu ia. Dá pra perceber pelas fotos o estado que o livro ficou né? Bem prático e quero os outros nesse estilo também.
Pra quem assistiu aos filmes, preciso dizer que o livro é sim diferente. Na real os filmes são beeeem diferentes dos livros. Não posso dar grandes spoilers, mas ficam com essa curiosidade aí que é pra vocês lerem o livro e se surpreenderem como eu me surpreendi.
Mas e aí? Já leu algum livro da Meg Cabot? Já leu esse livro? O que achou? Já viu o filme? Comenta aqui!
Pathy Guarnieri
março 22, 2018Thami, esses livro ainda não animei em ler. Achei meio sem sal kkkkkkkkkk.
Beijo!
Cores do Vício
Emerson
março 22, 2018Assisti aos filmes e gostei bastante. Ele traz várias reflexões.
Bom final de semana!
Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Kaila Garcia
março 22, 2018Gosto muito de livros clichês e desse gênero, já anotei a dica!
http://www.kailagarcia.com
Lysia Ribeiro
março 22, 2018Eu já gosto de diário, imagine como eu ficaria depois de ler esses livros… Apesar disso, nunca consigo ficar firme com um diário, porque sempre fico morrendo de preguiça de escrever e de medo de alguém achar e ler. Mas não deixo de ser fã. Tem um tempão que assisti aos filmes, então não lembro direito, mas deu vontade de assistir de novo, já que tá bem difícil de eu pegar um livro pra ler por agora, apesar da vontade estar bem grande.
Abraços!
Lysonjeada
Thami Sgalbiero
março 30, 2018Faz um diário online, até mesmo no Tumblr que tem como colocar senha 😉 Sempre que o filme tá passando, eu assisto. Adoro! Mas não posso negar que os livros são melhores, haha!
Jaynara Archanjo
março 23, 2018Eu ia comentar a respeito de ter visto só o filme, mas ai você falou que o livro é diferente. Nunca li nenhum livro da Meg, mas já ouvi falar de vários. Amo o filme, acho que vou amar ler também o livro, justamente por ser diferente. Já fiquei com uma pontinha de curiosidade.
Sabe que sou igual a Mia no sentido de não contar as coisas pros outros, desabafo no Twitter também (não gostava dessa rede social, mas agora, meio que virou um amigo que não tenho).
Amei sua resenha, ficou bem completa, só não gostei do fato de agora eu querer muito ler o livro. Amei o fato de ser 2 em 1 e ainda por cima de bolso 🙂
Beijão!!
http://www.boas-depapo.blogspot.com
Thami Sgalbiero
março 30, 2018Amo o Twitter! Melhor rede social! Hahahaha! Tenta ver se tem pra vender esse 2 em 1 em versão de bolso, é bem bom! Eu estava procurando o 3 e 4 nesse mesmo estilo, lembro que vi na Saraiva.
Lilian Moraes
março 23, 2018Mano, eu li os livros dessa coleção quando eu estava na adolescência, eu simplesmente AMAVA ahahahaa. Que saudade lembrar dessa época e dos livros que lia ^^.
Beijos
http://orangelily.com.br/
Leslie Leite
março 23, 2018É sempre válido ler livros que estão parados na estante.
Achei legal a ideia de a experiência do leitor ser a de como se realmente estivesse lendo um diário.
Geralmente eu não leio livros depois que já assisti o filme, e na ápoca em que eu assisti a adaptação para o cinema eu nem sabia da existência do livro. Mas, Diário da Princesa é um livro que eu leria, por que já faz tanto tempo que eu vi os filmes que nem me lembro direito do enredo, além disso, vc mesma disse que o filme é diferente do livro, kkk. Vou confiar.
Vale muito a pena ter um diário, eu tenho os meus ainda da época do colégio, atualmente eu ganhei um do meu marido, mas escrevo pouco nele, geralmente tenho poucas coisas diferentes para contar, haha.
Beijo!
Thami Sgalbiero
março 30, 2018Muito válido! Porque sempre surpreendem a gente né? A primeira vez que vi o filme, também não sabia que tinha o livro, beeem depois que fui saber. O livro é diferente, tipo tem a mesma ideia dela descobrir que é princesa de Genovia, mas é passado de forma diferente do filme, então vale super a pena! Eu não escrevo a um diário faz muuuito tempo! Na real nunca consegui escrever direito um diário, sempre esquecia, deixava jogado ou desenhava nas folhas, hahahaha! Teve uma época, na adolescência, que comecei a usar as agendas como diário, isso não deu nada certo, hahahaha! Porque os meus colegas de classe pegavam a agenda pra ver a data das provas e etc, daí encontravam as coisas escritas, hahahahahaha!
Ana Beatriz
março 23, 2018Eu já li muitos livros da Meg e eu sinceramente acho que ela é uma autora que deveria fazer parte de toda a vida de meninas adolescentes. Além dos livros serem sinceros, honestos e divertidos, as personagens são muito boas e bem trabalhadas. Eu já me apaixonei por muitos livros da autora que ficaram no meu coração, sério. Impossível não amar!
Thami Sgalbiero
março 30, 2018Sim! Eu super gostei do livro da Meg, da escrita e tudo. Agora quero ler outros dela!
Mesmero
março 24, 2018Meg Cabot e a diva da literatura amo os livros dela
Com Carinho!!
Mesmero H.L. Anjens
Site : https://www.newsfallenbooks.com/
Tamara Mansur
março 25, 2018Oláá Thami! Tudo bem?
Estou super sumida né, desculpaa.. ando muito enrolada! ahh mas eu amooo o diário da princesa!! recentemente reli todos que eu tenho – acho que até o 5 ou 6 e são muito engraçados né.. a mia é uma personagem muito cativante e eu tenho muita vontade de terminar essa série ainda! só ficava achando um absurdo ela rejeitar a coroa assim.. ok, entendo o lado dela, mas poxa eu bem que ia gostar de umas roupinhas um salãozinho de beleza chique de vez em quando hehe e também adorei essa maneira que a autora colocou para relembrar de tudo no segundo livro! adorei a resenha!
beeijo
https://lecaferouge.blogspot.com.br/
Thami Sgalbiero
março 30, 2018Eu que to sumida, hahaha! Ando fazendo poucos posts, pode ficar tranquila. 😛 Também ficava achando um absurdo ela rejeitar a coroa, no filme eu fiquei pensando “Nossa, queria eu!” e ela lá cheia de vergonha, hahahaha! Não vejo a hora de ler os outros da série do diário.
Bruna Maria
março 25, 2018Já vou adicionar na minha lista *-*
os relatos de uma jornalista