Eu vi: Como Superar um Fora
Estava terminando de assistir a série Elite e logo na página principal da Netflix apareceu esse filme. Acho que, por eu estar na casa da minha tia na Argentina (em outubro), o título do filme estava como Soltera Codiciada. Só de ter o “soltera” no título (que mesmo em espanhol dá pra entender que significa “solteira”), me interessou. Depois me surpreendi mais ainda com o título do filme em português (Brasil) que é Como Superar um Fora. Fui assistir o trailer e achei interessante. Agora que o filme foi lançado no catálogo da Netflix do Brasil, vou poder postar essa resenha sobre o que eu achei do filme.
Sinopse: Maria Fe, uma jovem mulher, está no meio de uma crise existencial antes dos seus 30 anos de idade. Depois de sofrer uma ruptura amorosa, ela decide criar um blog para contar os desafios de uma solteirice que a desconcerta. Em um ambiente de trabalho dominado por homens, a nova blogueira ganha popularidade imediatamente. Essas novas experiências começam a ter um lado dela mais ousado, frontal e decisivo, mas ela se vê ameaçada por um ex que parece não desaparecer totalmente.
Só achei o trailer dublado, mas indico vocês assistirem no áudio original (espanhol) com legenda.
É uma comédia romântica e, sim, é um filme peruano. Estreou em maio desse ano lá no Peru, mas eu assisti o filme em outubro. Minha conta da Netflix é brasileira, mas como eu estava na Argentina, parece que estava pegando a localização de lá e me mostrando os filmes colombianos e peruanos. Vocês não sabem o quanto estou feliz de finalmente poder postar essa resenha que estava nos rascunhos dos posts do blog.
O filme traz assuntos atuais. Tem três personagens principais com diferentes personalidades e é isso que nos permite se identificar com a história e com elas. Enquanto Maria Fe aprende a sobreviver sem seu ex, ela é apoiada por suas duas melhores amigas: Natalia, uma mulher viciada em trabalho que não acredita nas relações humanas e românticas, e Carolina, que é um espírito livre e tem uma maneira simples de ver a vida, a famosa amiga que é a louca dos signos (todo mundo tem pelo menos UMA amiga assim). Suas personalidades, conflitos pessoais e situações diferentes faz você se sentir parte da história, com uma das personagens ou com as três em momentos diferentes.
A naturalidade da atuação das atrizes deixou tudo mais real e humano. Embora seja uma comédia romântica, tem momentos dramáticos que são alcançados com a ajuda da música, mas tem outros em que só a interpretação das atrizes já consegue sustentar.
Baseado em fatos reais
O blog realmente existiu, virou um livro com as histórias que contava no blog e, agora, ganhou um filme. A roteirista, María José Osorio, é a Soltera Codiciada. Aposto que depois desse sucesso o blog dela deve estar recebendo muuuuitos acessos. Porque o melhor disso tudo é que ela usa o blog como diário mesmo, pra contar suas histórias e isso é demais! Ela escreve além de só homens e amor, que era o assunto principal. Escreve sobre amizades e coisas que acontecem no seu cotidiano. Hoje ela é casada, mas diz que solteira é um estado de espirito.
María José diz que feminismo é estar se sentindo livre para tomar as decisões que são convenientes para nós. Concordo! Mostra o quanto é importante o apoio de outras mulheres, afinal só a gente se entende mesmo né? Mesmo assim o filme não é só para mulheres, serve para os homens também.
Pra quem é/foi fã de RBD (Rebelde): Christopher Von Uckermann está no filme como Santiago! E até que gostei do personagem dele.
A fotografia do filme segue um modelo Pinterest. Desde as cores até a decoração dos cenários com neon e a arte urbana da cidade. Junta esse combo com um tema atual que é viver nesse mundo das redes sociais que qualquer pode se identificar.
Identificação
Me reconheci demais na personagem principal. Especialmente por Maria Fe ser uma mulher de 30 anos que trabalha em uma agência de publicidade, tem uma desilusão amorosa e tem um blog. Pronto. O combo perfeito pra eu me identificar com uma personagem. Eu não tenho 30 anos ainda, mas pra quem tem seus 24 a 30 anos, sei que vai se identificar também.
Eu to acostumada a ver filmes sobre desilusões amorosas que se passam no ensino médio, com personagens adolescentes e toda aquela idealização americana. Em filmes adolescentes eu posso me identificar pelas suas personalidades. Ou me fazer lembrar da adolescência, mas nada mais que isso. O máximo que acho é fofo, mas não rola aquela super identificação com as personagens como rolou com a Maria Fe.
Enfim, me identifiquei muito com o filme e talvez seja por isso que adorei demais. Não posso dizer muita coisa pra não ser spoiler, mas a melhor parte desse filme é que não tem um vilão e sim uma mensagem boa de autoconhecimento. Posso dizer facilmente que o filme me inspirou. Assista! Principalmente se você é fã de comédia romântica com um toque clichêzinho de leve.
E aí? Já assistiram? Gostaram? Gostam de filmes de comédia romântica? Tem interesse em assistir? Comentem aqui!
Kaila Garcia
novembro 30, 2018Amei seu post, Thami. Ainda não tinha ouvido nada sobre esse filme, mas gosto muito de histórias nesse estilo! Já anotei a dica.
Lívia Madeira
dezembro 1, 2018eu coloquei esse filme na minha lista assim que vi que saiu e com seu post fiquei ainda com mais vontade de ver, com certeza vou assistir agora no final de semana!
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
Lincoln Costa
dezembro 1, 2018Parece um filme além de muito bem feito, muito bem escrito e excelentemente interpretado. Gosto de comédias românticas e, se as amigas pedirem sugestão de filme pra gente ver, certamente vou indicar. Amei a fotografia.
http://www.rapeizedinamica.biz
Thami Sgalbiero
dezembro 10, 2018A foto grafia é bem bonita mesmo. Você e suas amigas vão gostar! 😉
Des | itsbetterinheels
dezembro 1, 2018I saw this on Netflix! It intrigued me, it’s called How to Overcome a Breakup in the US! It’s definitely on my ‘TO WATCH’ list. I’m a fan of rom coms so I hope I enjoy this! Thanks for your thoughts Thami!
Thami Sgalbiero
dezembro 10, 2018Watch and then tell me what you think! 😉 Here in Brazil, the “fora” can be interpreted in several ways. It can be “outside”, “out” or even “breakup”, hahaha! I figured the title would be different, but still good that you identified even by the cover.
Des | itsbetterinheels
dezembro 10, 2018Okay so I watched it! I thought it was interesting, it kind of threw me off because they had actresses do voice overs since the film was in a different language. So you can tell when they were speaking it didn’t match the voice. But of course that’s expected with foreign films. ANYWAY, I did like it!
Renata
dezembro 1, 2018Eu vi no catálogo da Netflix hoje mesmo. Fiquei bem curiosa pra assistir, me pareceu que seria bem alegre e divertido. Não sabia que tinha o Christopher no filme, mas como eterna fã de RBD, foi um motivo a mais pra eu querer assistir hoje mesmo!
Vou lá conferir o blog dela, ahahah, achei demais que é real oficial mesmo! 😀
Rê | Rivière du Souvenir
Thami Sgalbiero
dezembro 10, 2018Quando vi a primeira cena com ele, foi até difícil de acreditar que era o Diego de RBD, hahaha! Isso me fez adorar mais ainda o filme. 😛 Óbvio que algumas partes do filme são fictícias, mas o legal é ver que a mensagem é a mesma.
Kinga K
dezembro 1, 2018Very cool ^.^
Luana Souza
dezembro 2, 2018Ah fiquei muito interessada em assistir, ainda não apareceu no catálogo para mim, mas fui procurar e adicionei já lista já hauhuahua adoro filmes assim! Que legal que o Diego participa hahaha, ops, o Santiago no filme. Vou super assistir 🙂
Beijos,
https://blogluanices.blogspot.com/
Thami Sgalbiero
dezembro 15, 2018Assim que aparecer no seu catálogo, assista! Eu fiquei o filme todo chamando ele de Diego também, hahaha!
Pathy Guarnieri
dezembro 3, 2018Thami, não conhecia o filme, mas me chamou a atenção mais por ser peruano. xD
Irei assistir com certeza!
Beijo!
Cores do Vício
Wanessa de Almeida
dezembro 3, 2018só não curto o idioma que foi feito o filme kkkkkkk eu sou implicante eu sei.
Mas, a história parece muito boa. Vou dar uma chance.
bjs http://www.diadebrilho.com
Ariadne Rodrigues Machado
dezembro 3, 2018Oie Thami, eu não vi esse filme ainda no catalogo da Netflix acredita? Já quero assistir! Achei bem legal a trama ^^
bjs
Ariadne ♥
http://www.devoltaaoretro.com.br
Silvana Almeida Souza
dezembro 3, 2018Oi Thami que demais esse filme fiquei super interessada em assistir acabei de ver aqui no catalogo do netflix já está na minha listinha com certeza!
Beijos
http://www.silalmeida.com
Anya Dryagina
dezembro 4, 2018Such an amazing post dear! Really interesting! I adore it!!
http://www.recklessdiary.ru
Ray Menezes
dezembro 4, 2018Nossa, Thami, que dica massa! Eu gosto muito de produções latinas e ainda não tinha nem ouvido falar desse filme. Fiquei muito curiosa pra ver, porque pela sua resenha eu já vi que vou, pelo menos, identificar alguns personagens na minha vida xD E passada que o Christopher tá no filme! Eu fui muito muito fã de RBD, mas o Christopher foi o integrante que eu menos acompanhei depois do final da banda. Fiquei ainda mais curiosa pra ver o filme só pra ver esse rosto conhecido. Além do filme parecer ser ótimo e eu já querer assistir, é um filme em espanhol e eu adoro o idioma, gosto de assistir os filmes com áudio original (e as vezes até sem legenda) só pra treinar o ouvido e resgatar um pouquinho do meu “español”, apesar de que como é um filme peruano, e talvez tenha umas gírias que não conheço, acho que vou precisar da legenda xD Obrigada pela dica, vou colocar na lista!
Um beijo!
http://www.heymaria.com.br
Thami Sgalbiero
dezembro 15, 2018Também acompanhei pouco o Christopher depois de RBD, mas ele tá bem ein! Hahahaha! Eu já assisti 4x esse filme, tenho fé que na 5ª assisto sem legenda, hahaha!
Simone Benvindo
dezembro 8, 2018Eu vi e amei, não gosto muito de comédia romântica, mas esse é diferente EU SIMPLESMENTE amei a simplicidade e o toque fora do “padrão”.
Charme-se
Thami Sgalbiero
dezembro 15, 2018Tem o famoso romance, mas a finalidade é outro romance que não estamos acostumadas a ver. 😉
Jaynara Lambert Archanjo
dezembro 9, 2018Que dica de filme legal!! A fotografia dele é bem colorida, adorei!
Adorei o fato do Diego estar no filme, minha irmã era louca nele kkk.
Beijos
http://www.boasdepapo.com.br
Thami Sgalbiero
dezembro 15, 2018Sim, a fotografia é bem fofa! Eu adorei!