Como ser mais forte durante qualquer mudança
Experimentar uma mudança é inevitável em qualquer contexto. Desde a transição de um ano pra outro, ou mudança de trabalho ou turma. De repente, os rostos conhecidos viram uma coisa do passado. Mesmo que a mudança pareça ser assustadora às vezes, é uma oportunidade de crescer através do que você viveu e ficar um pouco mais forte do que antes. Nossas vidas são mais afetadas durante as fases de mudança e transição.
Quando eu estava fazendo faculdade, vivi toda a minha vida em torno do momento em que eu subiria no palco no dia da formatura para receber meu diploma que validaria minha realização profissional. Olhando para trás, nada poderia ter me preparado para a transição que aconteceria depois de graduada quando a realidade chega: a incerteza do que vem a seguir.
Não importa se seu melhor amigo está se afastando ou se você está dividida entre mudanças de emprego/área profissional, aqui estão algumas dicas para ajudar você a lidar melhor com isso:
Seja flexível
Sim, eu sei, é totalmente mais fácil falar do que fazer. Mas a flexibilidade é a chave para superar a mudança com uma mentalidade amadurecida. Como estamos dispostos a ser maduros, ficamos dispostos também a lidar com as mudanças e dando uma chance para os novos ambientes. Apesar de ter a percepção de que a mudança pode ser uma coisa ruim, pode realmente trazer muitas oportunidades boas. Uma mudança de cenário ou uma mudança de grupo de amigos pode ser o incentivo que nos leva para mais perto dos nossos sonhos.
Esteja disposto a experimentar as coisas. Ou melhor ainda, espere sempre o melhor ao entrar na experiência, de todo o coração. A vida é realmente o que fazemos, então temos que estar dispostos a deixar de lado alguns de nossos planos para aproveitar o que vier batendo na nossa porta.
Tenha consistência
Continue a se envolver em coisas que fazem você se sentir em casa. Quer sejam as suas amizades, ou mesmo a sua rotina diária de se maquiar com o seu produto favorito. Apesar da mudança na maioria das vezes nos deixar pra baixo, a consistência aumenta nossa capacidade de nos adaptar a qualquer situação. É o que nos permite seguir em frente sem ficar tão preso ao que costumava ser.
Restabeleça seus objetivos pessoais
Um grande lembrete: existe um objetivo maior na vida. Ainda que a gente enfrente mudanças, estamos motivados a permanecer no caminho em direção aos nossos sonhos. Muitas vezes, escolhemos uma palavra que reflete o que queremos tirar da vida durante o ano novo, mas a mudança pode nos levar a fixar as diferenças, em vez de nos concentrar em nossos objetivos. Talvez você se encontre passando por um término desagradável ou tenha anunciado oficialmente que está se mudando para ver se encontra uma nova oportunidade de emprego. Seja qual for o caso, repense e diga de novo o que você quer que saia da sua vida.
Aquela meta que você criou no dia 1 de janeiro, pode mudar! Quando um capítulo acaba, começa um novo. Mas se não começa um novo, sempre tem o volume 2 que acaba sendo a continuação. E só podemos decidir como reagiremos a um ambiente diferente ou a um estilo de vida diferente pegando e experimentando.
Coloque você em primeiro lugar
Ninguém pode cuidar de você como você pode. Se a mudança foi mais do mesmo, invista a quantidade certa de tempo em você mesma! Pra deixar qualquer amargura, frustração ou tristeza pra trás, coloque seu par confortável de tênis e vai fazer uma trilha com um amigo.
Quando recebo notícias inesperadas, vou logo caminhar na rua. Isso me ajuda a liberar os nervos e renovar meu corpo com energia positiva. Quando chego em casa, posso me desapegar da minha decepção e me recompor do choque da mudança.
Além disso, se alimente bem e beba basante água durante o seu tempo de “inatividade” e estresse. Faça um esforço para ir dormir um pouco mais cedo pra você ter todo o descanso necessário para o dia seguinte. Uma rotina equilibrada de nutrição e amor próprio pode ajudar a construir o corpo com estabilidade e resistência durante as mudanças. Acima de tudo, você vale esse tempo extra e vale a pena investir!
Se desconecte da negatividade
Apesar de sermos viciados em Instagram e Twitter, às vezes eles acrescentam um estresse desnecessário na nossa saúde mental. Por isso, fazer uma pausa durante um período de transição ou um detox digital pode ajudar a reduzir a pressão de estar constantemente informado sobre os eventos da vida de outras pessoas. Essa pausa nos ajuda a se concentrar em lidar com o que estamos enfrentando pessoalmente.
O processamento mental nem sempre é durante a noite. Precisa de autorreflexão e tempo, ambos os quais merecemos. Fique longe de coisas que produzem estresse não saudável e aproveite para diminuir um pouco a velocidade. Algumas plataformas de mídia social, tem como opção a desativação da conta, sem precisar excluir. Dessa forma, você não precisa perder nenhum amigo ou conexão profissional. Mas quando estiver pronto pra voltar, é só ativar novamente.
Em vez de ter medo do desconhecido, abrace!
Muitas vezes, quando nos deparamos com o que é diferente, ficamos com medo porque não nos sentimos prontos para enfrentar o mundo. Ou porque temos medo de perder algo muito especial pra gente. A mudança pode trazer muitas perguntas, mas não se deixe sobrecarregar pelas perguntas. É totalmente bom não ter todas as respostas. Deixe de lado o medo e substitua pela antecipação do que está por vir. Quando aceitamos a mudança com a mentalidade certa, a mudança pode realmente nos tirar da nossa zona de conforto para nos deixar mais fortes. Nunca é fácil, mas é uma oportunidade para crescer e desenvolver uma compreensão mais profunda das pessoas a nossa volta.
Desenvolva a mudança. Não deixa isso te derrubar. Do outro lado da mudança tem uma nova oportunidade pra crescer e se tornar uma pessoa melhor.
E aí? Quais são suas maneiras positivas de lidar com uma mudança? Comenta aqui!
Lívia Madeira
janeiro 9, 2019bem bacana esse post,lidar com mudanças nunca é mt facil, mas acho que temos mesmo que ser mais flexiveis e ter a mente aberta para que o melhor pode vir desses processos
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
Ray Menezes
janeiro 9, 2019Nossa, Thami, ótimo post! Pra mim a virada de ano é sempre um período de mudanças, sejam elas pequenas ou grandes, então foi ótimo ler isso. Quando me formei na universidade, a mudança foi drástica na minha vida, já não via mais meus amigos todos os dias e não tinha nenhum trabalho pra fazer a roda girar. Cara, foi uma barra! Mas aí fui correndo atrás de alguns objetivos, fazendo uns corres pra não ficar sem grana e – o mais importante – cuidando de mim mesma. Me colocar em primeiro lugar foi a chave pra me fazer resistir a tudo até aqui. Esse ano as mudanças são pequenas pra mim, mas temos que ser firmes mesmo assim e botar a vida sempre nos eixos do que a gente acha melhor, né? Vamo simbora que esse desafio de viver é sempre grande!
Beijão!
Hey, Maria! | Fanpage
Thami Sgalbiero
janeiro 31, 2019Pois é, to nesse momento agora. Nenhuma mudança é fácil e a gente sabe disso né? Então, acima de tudo, precisamos ser fortes! Isso aí!!!
Kaila Garcia
janeiro 9, 2019Incrível esse post, Thami. Depois que comecei a querer ver o lado positivo das coisas tudo mudou, inclusive a forma como enfrentava as dificuldades. Tudo é aprendizado e tudo acontece por um motivo. Nem sempre algo ruim, é necessariamente ruim, porque aquilo irá nos amadurecer!
http://www.kailagarcia.com
Thami Sgalbiero
janeiro 31, 2019“Nem sempre algo ruim, é necessariamente ruim, porque aquilo irá nos amadurecer!” é exatamente isso!
Lucas
janeiro 9, 2019Esse ano para mim está sendo um ano de muitas mudanças mas não sei se verdadeiramente conseguirei me adpatar,sem contar que já chorei horrores porque não queria que acontecesse o que já aconteceu e de fato,precisamos olhar um pouco mais para nós porém não com o espirito de egocentrismo e sim com um espirito de que “você tem que ficar bem”.
https://s-ueterazul.blogspot.com
Thami Sgalbiero
janeiro 31, 2019Sim, Lucas! Você tem que fazer as coisas que te fazem bem e não fazer só por fazer, sabe? Se você perceber que já está chorando demais com essas mudanças, faça algo pra resolver antes que o caso piore. Sério. Experiência própria.
Mariana
janeiro 9, 2019Só amor esse post! ❤️
Paulina
janeiro 10, 2019Logo logo isso vai ser uma realidade para mim. Me formo no meio do ano e já bate um medinho do desconhecido. Mas vamos em frente!
Leidiana Pereira
janeiro 10, 2019Senti até saudades de visitar seu blog e ver esses conselhos lindos que devemos levar para toda a vida. *–*
Eu sempre estou disposta a mudanças, mesmo sendo difícil às vezes, mas “dou a cara a tapa” sabe?
Começo a ser mais flexível, positiva e penso que tudo que vem é melhor para mim.
Beijos.
Diário da Lady
Thami Sgalbiero
janeiro 31, 2019Me dei um descanso do blog pra poder curtir um pouco minhas férias, hahaha! Agora to de volta! Antes eu tinha medo de mudanças, mas depois dos 15 anos, comecei a fazer isso mesmo que você falou “dar cara a tapa” pra ver no que vai dar. As vezes ainda tenho medo de certas mudanças, mas não como antes.
Stephanie Ferreira
janeiro 11, 2019Eu que passei por uma mudança louca ano passado, assino embaixo todos estes conselhos. Ser forte e tentar, não tem segredo!
Tamara mansur
janeiro 13, 2019Olaa! Tudo bem?
Adorei o texto!! Mudanças são sempre um pouco assustadoras, ne.. eu acho que faço muito essa parte de tentar readaptar a rotina, tentar trazer as coisas que eu gosto para a nova realidade. Me animar com as pequenas coisas também é importante! Mas o medo vai sempre realmente ser o maior vilao e mais difícil de enfrentar…
Beeijo
https://lecaferouge.blogspot.com/
Thami Sgalbiero
janeiro 31, 2019Sim, readaptar a nova rotina deixa a gente mais confortável, afinal as coisas que a gente gosta fica ali, só que com uma “nova roupagem”, haha! Verdade, o medo do desconhecido é sempre o que nos sabota, mas vale a pena arriscar uma luta. 😉
Jaynara Archanjo
janeiro 13, 2019Eu tenho um certo pavor por mudanças. São sempre difíceis para mim, ainda mais as mais drásticas, sei sei lidar.
Você deu dicas muito boas e que vou colocar em prática. Uma delas é pensar positivo a respeito e não ter medo.
Quando passei para a faculdade, estava em um momento muito ruim na minha vida, me deu vontade de desistir. Aquilo era totalmente novo para mim e por mais que seja uma transição simples, eu não estava tão bem, e aquilo parecia o fim do mundo. Mas agora eu gosto muito de ir todos os dias estudar, pois eu saiu um pouco do meu circulo, vejo novas pessoas. Aprendi a ver isso com um olhar mais positivo.
Beijos
Boas de Papo
Instagram Boas de Papo
Thami Sgalbiero
fevereiro 1, 2019Eu tinha esse medo em relação as mudanças também, mas ainda bem que depois de um tempo consegui mudar um pouco. Hoje até tenho medo de algumas mudanças, mas não é tão intenso como era antes, sabe? Por isso que, quando fui pra faculdade, comecei a ver tudo por um outro ângulo e aí me senti bem com a mudança. Mas confesso que hoje sinto falta da faculdade, haha! Então, aproveite o máximo que você possa!
Lincoln Costa
janeiro 13, 2019O mundo está sempre mudando e as coisas parecem que estão cada vez mais rápidas. Devemos procurar uma estabilidade e equilíbrio interior pra desacelerar, pensar, analisar e avançar (como dar uma volta na rua, como você falou haha )
Sou adepto de mudanças e, realmente, a gente tem que entender que aquilo que se foi também tinha seu lado ruim, por mais que a gente achasse tudo (como um todo) bom. Então olha pras coisas boas do que está por vir, realmente, é um segredo
:*
https://www.rapeizedinamica.biz/
Thami Sgalbiero
fevereiro 1, 2019Exatamente! Ao invés de ficar se focando no lado ruim, foca no lado bom da mudança, porque vale muito mais a pena!
Silvana Almeida Souza
janeiro 13, 2019Já passei por muitas mudanças algumas tive um pouco de dificuldade para lhe dá outras tirei de letra acho que é muito importante está receptiva as mudanças que estão por vir!
Gostei de saber das tuas experiências Thami!
Beijos
http://www.silalmeida.com
Pathy Guarnieri
janeiro 14, 2019Thami, que post ótimo! Eu preciso mudar algumas coisas e suas dicas estão demais!
Preciso parar de ter medo do desconhecido, pois talvez o que eu busque, esteja bem ali. xD
Beijo!
Cores do Vício
Thami Sgalbiero
fevereiro 1, 2019Pois é, as vezes o que você quer, tá bem ali no desconhecido, haha!
Heloisa Godioso
janeiro 14, 2019muito legal o post, achei as dicas bem úteis!
eu sempre achei que fosse uma pessoa que ama mudanças, isso porque não curto muito rotina. Mas na terapia descobri que não lido nada bem com mudanças e elas me causam muuuita ansiedade.
O negócio é tentar achar esse equilíbrio entre gostar de mudar e não ficar ansiosa quando as coisas não saem como o planejado.
Thami Sgalbiero
fevereiro 1, 2019Sim! Esse equilíbrio é o principal pra lidar bem com cada situação de mudança. Antes, quando eu tinha um medo maior de mudanças, também pensava que era super de boa, mas na real eu morria de medo de algo dar errado, porque também ficava ansiosa imaginando como seria e quando dava errado… nossa, era um desespero! Hoje sim é que sou mais de boa em relação as mudanças, fui aprendendo a gostar e agora é meio raro eu ter medo de alguma mudança, mas acontece vez ou outra sim.
Simone Cajá Torres
janeiro 14, 2019São as mudanças que nos tira do comodismo, E sem dúvida sair da faculdade é uma daquelas mudanças fortes, depois de 4/5 anos vivendo e respirando aquilo, acabou: e agora? No inicio eu sofri muito, a falta da aula, o excesso de tempo livre kkkk. E esse sentimento vivi em tantas fases da minha vida, quando terminei um relacionamento de um vida, quando comecei namorar de novo, quando me mudei de cidade, quando casei, agora que tó gravida e tão normal né precisamos saber sim ficar firme porque se não …. gente fica paralisado, adorei teus textos. Eu tento analisar e buscar ver que as mudanças são resultados das minhas ações busco ver o positivo e tudo aquilo que vai trazer de positivo em minha vida.
Thami Sgalbiero
fevereiro 1, 2019Pior é quando a gente passa 4/5 anos vivendo e ainda gostando daquilo e de repente acaba né? Pois é, nunca pensei que o excesso de tempo livre iria me incomodar, hahaha! Sim, as coisas mudam sempre, não dá pra viver do mesmo por muito tempo. Fico feliz que tenha gostado do post! Muitas das mudanças que ocorrem na nossa vida, são originadas das nossas ações mesmo.
Simone Benvindo
janeiro 15, 2019Gostei muito do post. Mudanças são necessárias na nossa vida. A princípio causa estranheza e medo, porque é algo totalmente novo, e realmente devemos abraçar o desconhecido e nos permitir observar novas possibilidades
Charme-se
Thami Sgalbiero
fevereiro 1, 2019Isso aí! Porque, em qualquer situação, sempre vai ter o lado positivo.