Como usar a regra dos terços na fotografia
Pra quem não conhece ou só ouviu falar mas não sabe o que é, a regra dos terços é uma técnica de composição para todos os tipos de fotos. Antigamente os primeiros smartphones vinham com esse “jogo da velha” na tela da câmera. Lembro que eu – com meus 15 anos – ficava me perguntando o por quê daquele troço na tela “estragando a foto”. Mal sabia eu que, na real, essa grade era pra me ajudar.
Alguns muitos celulares já tem essa opção nos ajustes/configurações da câmera. Para colocar a grade no iPhone: Ajustes > Câmera > Grade.
Comecei a entender ainda melhor sobre a regra dos terços nas aulas de fotografia que tive no curso da minha faculdade. Inclusive, to precisando falar mais sobre a minha área aqui né?
A regra dos terços é a divisão do quadro parecido com um jogo da velha. Com essa grade, você coloca o objeto principal da foto em qualquer um dos quatro pontos que a linha se cruza. Serve até mesmo para centralizar, mas fotos com os objetos centralizados costumam ficar meio sem graça e não chamam tanta a atenção.
Horizonte
Se você for fotografar o horizonte, as linhas horizontais são mais importantes do que os pontos da regra dos terços, para não deixar seu horizonte inclinado. E pra deixar a foto mais harmônica, não centralize o horizonte! Coloque 1/3 da foto com um assunto, e 2/3 com outro.
Se quiser deixar a parte de cima destacada, deixa o horizonte na linha de baixo. Caso contrário coloca o horizonte na linha de cima. Quando o céu estiver mais chamativo, indico escolher pelo céu.
Retrato
Quando você for fotografar uma pessoa, mantenha os olhos sempre nos pontos superiores da regra dos terços.
Dois pontos
Os dois pontos de interesse são usados para complementar a regra dos terços e equilibrar a foto.
Como exemplo na foto acima, dei a câmera na mão da minha tia. Mas com a câmera centralizada comigo nos dois pontos do lado direito. Justamente para criar esse efeito de trazer a visão da pessoa primeiro em mim e depois para o resto da composição da foto. Consegue perceber?
A quebra da regra
Também é super comum quebrar essa regra dos terços. Não é necessário seguir a risca, só se você estiver meio perdido pra decidir um ângulo bom.
Como eu fiz nessa foto centralizando a flor. Se centralizar o objeto que vai ser fotografado vai sair mais bonito, então não tenha medo! Vai na fé!
Todas essas dicas que eu dei, servem para fotos tanto na horizontal como na vertical também.
E aí? Gostaram das dicas da regra dos terços na fotografia? Já usam essa técnica pra tirar fotos? Comentem aqui!
E se você gosta de fotografia, quero te apresentar o Desafio Acadêmico com tema “A Ditadura da Beleza”.
Todos os dias, pessoas lidam com problemas de auto-estima ao procurarem pela aparência perfeita. Muitas meninas e meninos crescem, moldados pela sociedade, a procura dessa aparência. A pressão para se encaixar resulta em muitos problemas e para apoiar essa causa, o Jak&Jil (um site do mucca.co) está lançando o PhotoChallenge 2019, um desafio acadêmico que dará um prêmio de $4.000 dólares para a fotografia que melhor representar este problema. As fotos submetidas serão avaliadas e julgadas por um comitê interdisciplinar, composto por fotógrafos e especialistas da área, que irão levar em consideração os seguintes critérios de avaliação: qualidade técnica, criatividade e tema.
A foto vencedora ganhará um prêmio de $4.000 dólares, sendo que desse valor será doada a quantia de $1.000 dólares a uma das ONGs apoiadoras do desafio, escolhida pelo vencedor.
As inscrições para o PhotoChallenge irão até 31 de Outubro de 2019 e devem ser feitas exclusivamente pelo portal oficial do concurso, clique aqui.
Stephanie Ferreira
abril 2, 2019Eu comecei a usar a regra dos tercos depois de um curso de fotografia porque antes disso também ficava me perguntando porque essa grade estava ali kk Mas amei tanto seu post completinho sobre o assunto que até pinei pra salvar ♥
Beijão
Thami Sgalbiero
abril 15, 2019Obrigada, Stephanie! ♥
Jaque
abril 3, 2019Muito legal seu post! Eu sempre deixo ligada a grade nos meus aplicativos. Faz toda a diferença!
Abraços
Kaila Garcia
abril 3, 2019Que dica maravilhosa, Thami. Já vi essas linhas, e quando centralizava a foto nelas ficava muito mais bonita. Mas não entendia muito bem.
https://www.kailagarcia.com
Juliana Rabelo
abril 3, 2019Dicas incríveis!
Ótimo post!
>>> https://blogjulianarabelo.blog/
Silvana Almeida Souza
abril 3, 2019Thami eu não sabia para que era essa grade agora com certeza vou passar a usar sempre!
Beijos
http://www.silalmeida.com
Bruna Maria
abril 3, 2019Adorei o seu post, é bem esclarecedor.
os relatos de uma jornalista
Lívia Madeira
abril 5, 2019ah adorei! inconscientemente eu meio que ja aplicava essa regra nas minhas fotos e super funciona mesmo. mt bacana seu post cheio de boas dicas
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
Renata
abril 5, 2019Eu gosto muito de tirar fotos e ameeeeei essa dica! Vou aderir já.
https://araposinha.com
Blog Entre Garotas
abril 8, 2019Ótimas dias Thami, minha câmera tem essa opção de por as linhas mas normalmente eu faço sem ela (só na imaginação mesmo kkk).
beijinhos
Blog Entre Garotas
Thaiane e Thalita
abril 8, 2019Descobrimos a pouco tempo a regra dos terços em fotos, mas ainda não tínhamos entendido muito bem como funciona, achamos seu post bem explicativo. Vamos salvar!!
beijos
http://onlyinspirations.blogspot.com/
Thami Sgalbiero
abril 15, 2019A regra dos terços é um bom guia na hora de fotografar, salvação total!
Jaynara
abril 15, 2019Eu uso demais essa grade, mas nem conhecia a regra dos terços, e olha que amo fotografia hahaha. Costumo usar mesmo é pra deixar tudo retinho, tenho tic com foto toda torta.
Vá vou colocar em prática, principalmente essa de não centralizar o objeto. Confesso que gosto assim, mas vou testar essa maneira que você comentou.
Beijos
http://WWW.BOASDEPAPO.COM.BR
Thami Sgalbiero
abril 17, 2019Sei bem como é, hahaha! Eu usava com a grade mas não sabia usar, então pra mim era irrelevante. Isso de não centralizar a foto, depende sobre o que você vai fotografar. Tem vezes que deixar o objeto em destaque no canto, ajuda mais do que no centro da foto. 😉