Como aumentar seu engajamento no Instagram
Recentemente o Instagram tirou o número de likes visíveis das contas e isso resultou em diversas discussões. Uns gostaram, outros não. Mas, o mais importante é saber como essa rede social vai servir a partir de agora né? Afinal, as pessoas postam o conteúdo justamente para receber seus likes e ter seu engajamento no Instagram.
A função de “curtir” uma foto ainda existe, mas apenas para o proprietário do perfil. Eu, particularmente, gostei disso! Só não gostava de ver essas competições em que, para falar do seu perfil no Instagram, propositalmente se falava na média de likes que recebia. E as pessoas que postavam uma foto incrível, passavam 1 ou 2 horas e – viam que não tinham curtidas suficientes – logo apagavam? “Se não tiver muitas curtidas em 10 minutos, vou apagar a foto e postar de novo amanhã”. Por isso gravei um vídeo aleatório pra falar o quanto a interação nessa rede social é importante. Dá pra notar que gravei o vídeo antes dessa atualização acontecer, mas vale da mesma forma para as dicas que vou dar aqui hoje. Dá o play:
Você pode querer ler estes posts:
- Guia de hashtags para Instagram
- 8 dicas secretas do Instagram que você não sabe
- 5 jeitos de atualizar seu perfil no Instagram
- Como lidar com o algoritmo do Instagram
Agora, sendo marca/empresa, como saber se o perfil tem bom engajamento no Instagram?
Para quem tem marca, empresa ou parceria com uma dessas duas opções, como não cair no conto do número de seguidores?
Eu trabalho em uma agência de comunicação, no momento sou analista de mídias digitais e tomo conta das redes sociais dos clientes. Recentemente descobri que um dos nossos clientes tem seguidores comprados e por isso não estávamos vendo bons resultados de entrega. Como descobri isso? Bem, vamos lá!
A pessoa tem 50 mil seguidores no Instagram. Antes, se fazia uma média de seguidores x curtidas nas publicações para saber se eram seguidores reais ou fakes, certo? Quando você via que a pessoa com bastante seguidores tinha a mesma média de curtidas de uma pessoa com poucos seguidores, era beeeem provável de que tinham seguidores fakes naquela conta. E sabendo que (foi comprovado) o Instagram entrega apenas para 6% das publicações para seus seguidores, já dá pra ter uma ideia.
Você pode ter 1.000 seguidores, mas não vai ter mil curtidas nas suas publicações. A média varia entre 100 a 180 curtidas, dependendo da sua publicação e de outros fatores, como:
Horário em que foi postado
Depende muito do seu público. Se você passar o seu perfil para perfil comercial, vai conseguir ver as análises de tudo na parte de “Informações”. Lá você pode ver o engajamento do seu conteúdo, as interações que você tem e uma análise sobre seu público. Você pode ver qual é o dia da semana que mais tem acesso e qual horário é melhor para cada dia. Por exemplo, segunda-feira pode ser um dia bom pra postar, mas o horário bom não vai ser o mesmo que de sábado. Dá pra entender mais ou menos? Cada dia da semana tem seu horário bom para que seu conteúdo seja visto.
Fora essa análise que o próprio Instagram te dá, você mesma pode fazer testes. Postar quarta-feira em um horário e na próxima quarta-feira postar em outro horário, vê qual te dá mais resultados e investe mais tempo nesse dia e nesse horário. Parece ser chato mas, se você quer usar o Instagram para os negócios, vai valer a pena no final.
OBS.: Para ver os números (quantidade) nos gráficos, é só tocar no gráfico que os números aparecem.
Tamanho da foto
Por incrível que pareça, fotos na horizontal não tem tanta visibilidade no feed. Porque ela ocupa apenas uma pequena parte da tela dos celulares, diferente das fotos na vertical que pegam quase que a tela toda, fazendo assim a pessoa curtir e interagir na sua foto. Se a foto estiver na horizontal, corte e deixe quadrada, pois até a quadrada chama mais atenção que a horizontal.
A foto é a primeira coisa que chama a atenção do usuário na publicação. É o que faz o seguidor parar e ler a publicação.
Tipo de legenda
Não sei se vocês sabem mas, desde que o Instagram tirou sua ordem cronológica de visualização de feed, as fotos que são mostradas para você são consideradas as mais relevantes de acordo com o que você interage na rede social. Se sua legenda for interessante a ponto da pessoa parar para ler, ele coloca sua publicação como relevante. Então, invista em legendas que façam as pessoas pararem de descer o feed para ler. Colocar só um emoji na legenda, quase não vai fazer as pessoas interagirem. Agora, se contar uma história na legenda, falar algo interessante e estimular resposta dos usuários, ajuda MUITO!
Quanto mais tempo a pessoa passa lendo sua publicação, mais relevante ela se torna.
Comentários (interação)
Estimular as pessoas a comentarem é uma boa tática para conseguir comentários. Se você não estiver com nenhuma reflexão em mente, pergunta como foi o dia da pessoa ou o que ela pensa fazer no final de semana. Qualquer coisa que incentive a pessoa a comentar e iniciar ali um papo na sua publicação. Não dá certo postar qualquer coisa com apenas emojis na legenda e esperar que as pessoas comentem algo relevante. É só se perguntar, você comentaria nessa publicação? O que incentiva você a comentar em uma publicação no Instagram?
Geolocalização
Toda vez antes de ir à algum lugar, procuro a localização no Instagram pra ver como está lá e quais fotos o pessoal tirou por lá. Pra ver se o lugar é legal e até mesmo se tá muito cheio ou não. Porque, pela localização, tem como você ver os stories de pessoas que estão naquele local e sinalizaram isso no story. Já perdi as contas de quantas vezes procurei na localização e comentei em uma publicação aleatória perguntando alguma coisa sobre o lugar.
Até aqui você pode entender que toda e qualquer interação com a sua publicação te ajuda no engajamento no Instagram né?
Hashtags
Por último e não menos importante, a melhor forma de nichar o conteúdo postado. Escolha muito bem as hashtags que você vai usar pra trazer pessoas que realmente querem ver seu conteúdo. Não faz sentido você botar #fashion em uma foto de comida que você postou né? Falei melhor sobre as hashtags nesse post aqui.
Juntando todas essas informações, as postagens que aparecem sempre no seu feed são baseadas no seu comportamento dentro da rede social. Ou seja, mostra as contas que você mais se envolve como, por exemplo, curtir ou comentar e a frequência que você usa o Instagram.
AH! Não se enganem em pensar que o Instagram tirou o número de curtidas pensando nos seus usuários. A ideia é total comercial, já que andam inovando cada vez mais a forma de anunciar na plataforma. Hoje em dia é possível até mesmo criar uma loja online dentro do próprio Instagram, você pode comprar produtos diretamente por lá! O que também é muito bom para quem já tem uma empresa ou pensa em criar uma. Essa é a hora!
E aí? Gostaram das dicas? O que acharam dessa mudança em relação aos likes do Instagram? Comentem aqui!
Lívia Madeira
julho 29, 2019mt boas suas dicas, eu adoro o insta, mas meu crescimento por lá é devagar quase parando
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
Thami Sgalbiero
setembro 18, 2019O crescimento é devagar mesmo. Ainda mais agora que é a rede social que mais está em foco, mas é só ter paciência mesmo, haha!
Thaiane e Thalita
julho 29, 2019Gostamos muito do post, o instagram do nosso blog infelizmente não cresce mesmo pensando e tentando deixar o feed organizado, não conseguimos atualizar com muita frequência então isso pode ser um dos motivos, mas vamos salvar o post para por em pratica as dicas tanto no perfil do nosso blog quanto no da nossa loja.
Beijos
http://onlyinspirations.blogspot.com/
Thami Sgalbiero
setembro 18, 2019A frequência de posts, para as redes sociais, é importante. Porque é por meio da frequência que as pessoas seguem. Ninguém gosta de seguir um perfil “abandonado”, sabe? Colocando isso em prática, vocês vão ver, vai melhorar muito!
Pedro
julho 29, 2019Que dicas maravilhosas, adorei todas algumas já estou pondo em prática e já estou vendendo resultados. Obrigado por compartilhar…
Blog S.O.S Pedro
Gabi Ramalho
julho 31, 2019Adorei as dicas! Algumas coisas eu já tinha uma ideia, mas nunca coloquei elas em prática no meu perfil 😡 vi que tu tens vários posts aqui sobre Instagram e mídias num todo, vou salvar para estudar mais tarde e ver se crio vergonha na cara hahah
Thami Sgalbiero
setembro 18, 2019Pra quem quiser trabalhar com o Instagram, vale a pena dar uma estudada nesse assunto. Os meus posts são só um auxilio pra você se guiar e fazer ainda melhor!
Jaynara Lambert Archanjo
agosto 1, 2019Arrasou nas dicas. Eu particularmente não ligo tanto para seguidores ou likes no Instagram no meu perfil pessoal, mas como a gente tem uma loja e fizemos um perfil dela no Instagram eu até me importo mais pois grande parte das vendas é graças a ele.
Tento ao máximo deixar tudo bonitinho e organizado para chamar mais a atenção, mas às vezes é difícil.
Beijos
Blog Boas de Papo
Instagram Boas de Papo
Thami Sgalbiero
setembro 18, 2019Pois é, pra quem usa o Instagram como um negócio, seja pra dar visibilidade a sua marca vendendo um produto/serviço, tem que ficar atenta pra poder ir crescendo. O processo é demorado mesmo, porque depende da plataforma, mas é só ter paciência que você vai vendo o crescimento acontecer!
Camila Faria
agosto 1, 2019Oi Thami, dicas profissionais, maravilhosas! Eu particularmente não tenho muito saco para postar fotos na hora “certa” por exemplo, mas entendo que é importante para uma loja/marca ou pessoa que queria atingir o máximo possível de seguidores. Eu acho que essa profissionalização de perfis pessoais tira um pouco da graça do aplicativo, não tenho muita paciência pra isso… :/
Beijo, beijo :*
Thami Sgalbiero
setembro 19, 2019Essas dicas valem mais para perfis de lojas, marcas e empresas que usam o Instagram como meio de divulgação e contato com o cliente mesmo. Para perfis pessoais também não acho muito legal. O meu é metade, um pouco de cada, haha! Porque até tentei criar um perfil profissional para o blog, mas não deu muito certo. A prioridade do meu perfil é conteúdo pessoal mesmo. Deixo a parte mais “profissional” para o blog e quem sabe um dia eu tente novamente no perfil do Instagram do blog.
Simone Cajá Torres
agosto 2, 2019Eu amo seus post sobre essa temática, fico feliz demais quando entro e é, a maioria das coisas eu faço no IG da minha loja, outras ainda preciso melhorar. Engraçado eu não sabia das informações sobre hora e dia, olhei aqui vendo sua imagem e o meu não aparece os números em cima como o teu! E minha conta é comercial 🙁
Continue sempre nos ajudando. Obrigada! Beijão
ps: to amando te ver com essas makes bafão!! hahahahaha
Thami Sgalbiero
setembro 19, 2019Obrigada, Simone!!! É só tocar em cima do gráfico que os números aparecem, vou até inserir isso no post. Sua dúvida pode ser a de outras pessoas também, obrigada!
Ariadne Rodrigues Machado
agosto 2, 2019Thami eu amo quando você traz essas dicas para instagram *_* muito bom o post, bem detalhado e rico em explicações, você arrasa como sempre! Amei as dicas e já anotei algumas para colocar em prática ^^
bjs
Ariadne ♥
http://www.devoltaaoretro.com.br
Julia Barroso
agosto 3, 2019Só dica legal ! Vou seguir essas “regrinhas” p ver se melhora.
http://www.blogresenhando.travel.blog
Pathy Guarnieri
agosto 6, 2019Thami, que post mais incrível!
Eu adorei essa mudança! Agora só falta “sumirem” com o número de seguidores. Aí sim o negócio flui de vez kkkkkkk.
Beijo!
Cores do Vício
Thami Sgalbiero
setembro 19, 2019Sim sim! Focar total em conteúdo.
Heloisa Godioso
agosto 6, 2019essas dicas são muito bacanas e muito verdadeiras… já testei várias delas no meu insta de decoração. Eu ainda não sei se gostei da decisão do insta de ter tirado os likes, acho que tem um lado bom e um lado ruim e só o tempo dirá se valeu a pena. Gostei da sua lucidez em trazer a verdade em relação aos motivos que fez a empresa tirar os likes, porque o povo dizendo que eles estavam preocupados com a nossa saúde mental é a mais né? AHAM, senta lá Cláudia kkkkkkk
Thami Sgalbiero
setembro 19, 2019Por enquanto eu digo que valeu a pena sim, porque na verdade não senti tanta diferença, haha! Pois é hahahahaha as vezes é bom acreditar na mentira pra verdade não doer 😛 hahahaha!
Stephanie Ferreira
agosto 7, 2019Caramba são excelentes dicas! Eu tenho um engajamento muito bom no insta porque ele acaba sendo bem nichado mas as vezes esqueço de localização e hashtag e como ela poderiam melhorar ainda mais.
Um beijo,
Quase Mineira ♡
Thami Sgalbiero
setembro 19, 2019Obrigada, Stephanie! Se acertar uma hashtag dentro do seu nicho, nossa… o resultado é maravilhoso! É tudo uma questão de erros e acertos mesmo.