4 maneiras de ser bem sucedida em um trabalho que você não gosta
Tem poucas coisas na vida que são mais difíceis do que ir a um emprego que você não gosta todos os dias. Desde o minuto em que o despertador toca para você ir ao trabalho até o segundo em que o relógio bate seis horas da tarde, tudo o que você provavelmente pode pensar é o quanto você quer ter sucesso ou como encontrar outra oportunidade. A maioria das pessoas nos seus vinte e poucos anos já se viu nessa posição e, embora tenha muitos momentos que parece que sua situação nunca vai melhorar, prometo, vai – ou pode ser!
Para passar os dias e não irracionalmente sair (porque é tentador), pense nessas 4 coisas:
Se lembre das oportunidades de aprendizagem
No meu pior emprego pós-faculdade, fui denominada como analista, o que a principio era ótimo. Então, um dia, soltaram algo como: “Mesmo que você vá para outro emprego depois – não sei, vai que hoje ou amanhã consegue outra coisa -, você pode aprender aqui pra colocar no seu portfólio né?”. Para ser honesta, eu me senti totalmente envergonhada. Porque percebi que já puderam sentir o desgosto que eu sentia do trabalho.
Só porque eu não queria trabalhar para aquela empresa, isso não significava que eu não poderia aprender coisas importantes e básicas como administração do tempo, responsabilidades, comunicação interpessoal – e a lista continua. Mesmo que você odeie um trabalho, ainda há uma oportunidade para aprender alguma coisa. Nem que seja “o que não fazer” em outros trabalhos. 😛
Faça um esforço com seus colegas de trabalho
Uma das melhores dicas de carreira que já recebi foi ser simpática no trabalho. E, simplesmente, conviver com seus colegas de trabalho é uma maneira simples de tornar um trabalho terrível um pouco mais suportável. É muito fácil se sentar na mesa todo dia e ficar irritada com todo mundo, mas que bem isso faz? Nada. Mesmo que não tenha alguém da sua idade, se esforce para conhecer seus colegas de trabalho, isso pode fazer uma grande diferença! Afinal, você provavelmente está passando mais tempo com eles do que com sua família e amigos, então você pode também tentar se divertir, certo?
Encontre uma oportunidade profissional ou hobby
Se você não está se sentindo bem, é claro que você vai encontrar algo que goste fora do trabalho. Seja um freela que você ganhe um pouco de dinheiro, ou apenas fazer algo por diversão, encontre uma atividade pela qual você possa se apaixonar! Talvez seja escrever, muay thai ou tricô – seja o que for! Talvez isso te leve para sua próxima oportunidade profissional, ou talvez seja um hobby para toda a vida. Independentemente disso, reserve um tempo para se conhecer e desenvolver sua capacidade. Se aventure no LinkedIn também vale a pena!
- Leia também: 5 maneiras para descontrair depois do trabalho
Tire um tempo para a autodescoberta
Os primeiros meses fora da faculdade foram confusos, e agora percebo que é porque eu realmente não me conheço. Até o momento que me formei, eu estava me definindo sobre o que eu achava que os outros queriam que eu fosse. Eu parei de tomar certas decisões porque tinha medo do que as outras pessoas pensariam – ou, se tivesse que fazer com o meu diploma. Quando fui capaz de deixar isso de lado e passar algum tempo aprendendo sobre o que eu queria (não o que eu achava que os outros queriam para mim) eu encontrei o que realmente eu amava fazer e uma maneira de ganhar a vida fazendo isso.
Alguém mais é sobrevivente de um trabalho que odiava? Alguma outra dica de carreira pra dar aqui? Comenta! Quero saber.
Pathy Guarnieri
dezembro 13, 2019Essas dicas são ótimas! Aprender, mesmo que num lugar onde a gente não goste, é muito bom e levamos para a vida!
Beijo!
Cores do Vício
Váh
dezembro 13, 2019Ah que post bacana Thami!!!
Eu trabalho no mesmo lugar faz 5 anos, não tem nada a ver com o curso do qual sou formada e nem com o curso que estou fazendo, e estou começando a ficar enjoada daqui… mas isso do aprendizado é 100% real, ser simpática e legal com os colegas também ajuda muitoo, aqui no meu trabalho as pessoas são mais velhas mas nem por isso deixamos de convesar e dar boas risadas.
Com toda certeza essas dicas são bem valiosas e ajudam a termos dias mais agradáveis mesmo estando num ambiente que não é o “nosso ideal”. Tudo é experiência, aprendizado e sempre, sempre tem coisas boas.
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Thami Sgalbiero
janeiro 29, 2020É, também já trabalhei em um lugar que as pessoas eram bem mais velhas que eu, mas comunicação é tudo! Por isso sempre que vejo um problema vindo, já trato logo de resolver pra não ficar um ambiente com energia ruim. Tentar extrair uma coisa boa é o mínimo que a gente pode fazer pra tornar a experiência um pouco menos pior. 😛
Leslie Leite
dezembro 13, 2019A única parte boa do trabalho que eu odiava eram mesmo os colegas, haha. Mas, como eu sofro de ansiedade e depressão, estar em um trabalho ruim não era uma opção pra mim, já que ele mexia muito com o meu emocional e fazia mal à minha saúde.
Thami Sgalbiero
janeiro 30, 2020Sim, Leslie 🙁 em algumas situações não tem como tolerar mesmo, por conta da nossa saúde. Não adianta nada ter dinheiro no bolso e gastar ele todo só com consulta, exame e remédios, aí não vale de nada.
Lívia Alli de Alcântara Madeira
dezembro 16, 2019ADOREI esse post! eu acho uma fantasia que tds conseguiremos trabalhar com algo que gostamos, eu msm tenho um trabalho que nao gosto, mas estou tentando meu melhor pra me manter lá, adorei mesmo tds essas dicas
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
Thami Sgalbiero
janeiro 30, 2020As vezes é o trabalho que você gosta de fazer mas não no lugar certo, sabe? Acontece mesmo. É difícil achar o lugar perfeito.
Simone Benvindo
dezembro 18, 2019Eu amei as dicas, já tive nesta situação, mas hoje faço o que amo
Thaiane e Thalita
dezembro 18, 2019Gostamos das dicas, elas realmente são ótimas para as pessoas que estão nessa situação “suportar” e aguentar um pouco mais até achar um trabalho que goste. E realmente mesmo não gostando do lugar é uma aprendizagem e conhecer e se dar bem com seus colegas de trabalho faz com que os dias sejam mais leves e divertidos.
beijos
onlyinspirations.blogspot.com/
Thami Sgalbiero
janeiro 30, 2020Sim! Construir um ambiente confortável, ajuda bastante no dia a dia. Isso serve até mesmo em casa com a família ou sala de aula também.
Paulina
dezembro 18, 2019Preciso me encontrar! Mas essas dicas são muito valiosas até lá. Essa de ser simpática com os colegas de trabalho e fazer amizades me ajudaram muito
naoseavexe.blogspot.com
Stephanie Ferreira
dezembro 20, 2019Nossa quando eu trabalhava num lugar que odiava, aproveitava todo meu tempo livre para fazer uns cursos rápidos online para melhorar meu currículo e cair fora daquele lugar. Deus me livre estar num lugar que custe sua saúde mental ):
Boas festas ♥
Quase Mineira
Thami Sgalbiero
janeiro 30, 2020Siiim, fazia muito isso também. Toda vez que tinha um tempinho sobrando, já abria umas páginas de cursos pra aprender mais coisas e sair de lá.
Vanessa
dezembro 21, 2019Amei suas dicas. Acho muito válidas e sei bem como isso funciona e quando menos se espera aparecem outras oportunidades. Muitas vezes precisamos fazer as oportunidades acontecerem e isso vale a pena.
Beijocas.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Thami Sgalbiero
janeiro 30, 2020Pois é, é só a gente ir fazendo como dá e o que dá, porque uma hora chega uma oportunidade boa que vai fazer tudo mudar. 😉
silvana
dezembro 23, 2019Eu estou vivendo esse dilema, trabalhando em um lugar em que não me dá mais vontade, os dias parecem eternos e os finais de semana passam tão rápido!
Torcendo para as coisas mudarem e melhorarem em 2020.
bjs
http://www.tpmbasica.com.br/2019/12/10-presentes-que-toda-mulher-gostaria.html
youtube.com/tpmbasica
Thami Sgalbiero
janeiro 30, 2020Vão mudar sim!!!
Lincoln Costa
janeiro 19, 2020Quando eu era balconista tinha um pessoal legal trabalhando.. eu gostava.. o ruim era mais a sobrecarga de tarefas.. a gente fazia o trabalho de dois ou três funcionários (pelo menos)
Já num escritório onde trabalhei, senti q o patrão queria me atazanar, e até mesmo me deixar entediado, às vezes, sem passar nada pra eu fazer.. Então eu ficava na internet o dia inteiro vendo umas paradas dum jogo q eu tinha comprado, e ficava jogando no celular, com ele perto da minha mão, deitado..
Enfim. Só não há jeito pra morte kk
Beijos, tô de vorta ?
Thami Sgalbiero
janeiro 30, 2020Ah, todo lugar é assim 🙁 principalmente quando começamos em um job novo, aí fazemos de tudo um pouco pra mostrar eficiência. A parte ruim é que alguns chefes acham que “tá bom” desse jeito e deixam como está. Hahahaha! Isso de não te passarem nada pra fazer, já lidei com isso também, mas aproveitava pra fazer uns cursos online, dicas e posts sobre a minha área, pra ficar ligada nas novidades. 😉