A importância do calendário editorial

Você pode chamar de calendário editorial, planejador de blog ou folha de dicas de inspiração – você deve ter um espaço bem organizado onde coloca todas as suas ideias de blog. No meu caso uso o Documentos do próprio Google, porque – pra onde quer que eu vá – tenho acesso seja no computador ou pelo celular.

Já ouviu a frase: “Se você falha em planejar, está planejando falhar”? É exatamente por isso que você precisa ter um calendário editorial! Mas isso não é tudo.

Aqui estão mais alguns motivos pelos quais anotar pode ser um benefício para o seu blog:

  • Você sempre vai saber o que fazer no blog.
  • Vai pode mapear estrategicamente seu conteúdo para causar um maior impacto (com base em seus relatórios do Google Analytics, já se prepara para os próximos feriados, as tendências da web, etc.).
  • Você bloga de forma mais consistente.
  • Vai poder manter um plano de divulgação da postagem e agendar todo o compartilhamento social com antecedência, junto com a publicação.
  • Nunca vai esquecer seus planos ou se sentir sobrecarregado quando tiver muitas tarefas do blog na sua lista de tarefas semanais.
  • Você pode manter o seu conteúdo diversificado enquanto vê todos os tópicos e estilos de postagem de uma só vez.

baixar calendário editorial

Como criar um calendário editorial poderoso

O Planilhas Google é a opção mais popular. Na verdade, aqui está um ótimo modelo de calendário editorial que você pode usar e personalizar do jeito que quiser. O Trello é uma ferramenta gratuita de gerenciamento de projeto visual, onde você pode criar painéis, anexar documentos e colaborar com outras pessoas em um projeto que esteja fazendo.

Determine sua programação de postagem

Primeiro, você precisa decidir quantas postagens planeja publicar por semana. Ao pensar no número, se faça as próximas perguntas:

  • Posso me comprometer a escrever X posts de qualidade por semana sem me sentir sobrecarregada?
  • Meus leitores ficarão animados quando uma nova notificação de postagem chegar à caixa de entrada?

As principais blogueiras raramente se comprometem publicar diariamente e optam por 2-3 postagens por semana (ou até menos).

Em seguida, decida quando vai querer postar. A melhor maneira é acessar o seu Google Analytics e analisar quais dias (e horários) trazem mais visitantes para o seu blog.

Definir dias temáticos, por exemplo: segunda-feira – postagem de look; quarta – dicas de blog; sexta – histórias pessoais. Essa é outra estratégia que muitas blogueiras e celebridades usam. Dessa forma, seus leitores vão esperar o dia em que você vai postar sobre o assunto de sua preferência e provavelmente vão visitar o seu blog novamente.

Adicione um título cru + esboço

Em vez de manter todas as suas ideias espalhadas em anotações em diferentes dispositivos, coloque direto no seu calendário. Você vai economizar muito tempo de pesquisa da nota que fez e nunca vai se esquecer da brilhante ideia que teve para postar.

Adicione um plano promocional

Algumas postagens têm melhor desempenho no Pinterest. Alguns atingiram um bom tráfego vindo de grupos do Facebook ou Instagram. Adicione uma coluna “Canal promocional” no seu calendário e anote as redes sociais ou grupos onde vai compartilhar a postagem primeiro. Além disso, você pode escrever partes do post das mídias sociais e simplesmente copiar e colar para agendar quando a postagem for pro ar.

E aí? Você tem um calendário editorial? Como você organiza seu processo de postagem do blog? Comenta aqui!

Nesse mês de agosto, estamos fazendo uma blogagem coletiva. Toda sexta-feira terão posts relacionados a blogosfera, então deixo aqui os blogs que estão comigo nessa:

Não me venha com desculpaPandinando • Sweet LulyAlgumas observaçõesConfabulandoJusto EuCamila Por AíProfano FemininoInventando assuntoTô Pronta!

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

12 Comments
  • Mari Velloso
    agosto 21, 2020

    Oi,
    Adorei a dica. Eu já tentei usar Trello e Google docs para isso mas não dispenso ter uma agenda onde eu possa anotar tudo que preciso fazer. Acredito muito em planejamento para TUDO na vida. Já vou usar esse modelo pro google planilhas! Valeu!! Bjs

    • Thami Sgalbiero
      março 3, 2021

      Esse modelo no Google Planilhas ajuda muuuito na parte editorial de conteúdo mesmo. Espero que gostei! 😀

  • Ane
    agosto 21, 2020

    Apesar de saber a importância de ser ter um calendário editorial, eu meio que procrastino essa parte. Já tentei usar alguns apps, mas não deram muito certo. Ultimamente tenho tentado usar o Quire e um planner para me organizar e estabelecer uma rotina no blog. Adorei as suas dicas e a sugestão de calendário que você compartilhou vou testar acrescentar na minha rotina.

    • Thami Sgalbiero
      março 4, 2021

      Não conheço esse Quire e já vou pesquisar aqui pra ver se me ajuda aqui também. Fico feliz que tenha gostado das dicas! 😀

  • Carol Justo
    agosto 22, 2020

    Eu to em processo de criação do meu. Recentemente comecei a usar o google agenda para me organizar com as tarefas do dia, o horário de cada coisa, etc, é um complemento do meu bullet journal, lá no google agenda eu consigo colocar as postagens que eu quero fazer e quais os dias, adicionar lembretes etc. Comecei a usar o trello hoje, já tinha usado antes, mas não tinha curtido, resolvi usar ele para as tarefas do blog, exemplo: tenho umas fotos que preciso fazer antes de liberar o post, então coloquei essas tarefas lá para poder ser lembrada e ficar em um lugar diferente do calendário mesmo (sou aquela pessoa doida da organização que precisa de um app/caderno pra cada situação) e tb estou usando o google keep para anotar as ideias que tenho de post, e tem sido ótimo, ontem mesmo já anotei umas 3 ideias só no caminho para o meu estágio, porém, só vou passar pro calendário editorial depois que já tiver certeza sobre o assunto e quando eu tiver uma data para postar.
    Adorei teu post <3

    bjsssss
    Carol Justo | Justo Eu

    • Thami Sgalbiero
      março 4, 2021

      Te entendo nisso de precisar de um app/caderno pra cada situação, dessa forma fico mais tranquila também. E o bom do Google Agenda é que ele faz o lembrete até mesmo no celular, então isso não te deixa esquecer mesmo. O Google serve muito de ferramentas boas para organização, é só questão de costume para usá-las para as nossas necessidades. 😉

  • Fernanda Rodrigues
    agosto 23, 2020

    Oi, Thami!
    Eu acho que organização é tudo! 😀
    Inclusive, adorei a planilha que você deixou aqui. Eu tenho uma só pra divulgação dos posts e me ajuda muito a saber onde eu distribui o link da postagem e porque. No começo, esse processo de se organizar pode parecer complexo, mas vejo que depois que a gente pega o jeito, tudo flui. É legal “pegar gosto” pela organização e por manter uma regularidade no blog.
    Obrigada por compartilhar os seus conhecimentos conosco!
    Um beijo,

    • Thami Sgalbiero
      março 18, 2021

      Nossa, muito importante também ter uma planilha de divulgação dos posts, porque em cada rede vai um textinho diferente né? Fico feliz que tenha gostado, Fê! 😀

  • Pathy Guarnieri
    agosto 25, 2020

    Super interessante, Thami! Eu faço uso do calendário e me ajuda demais com as postagens do blog!

    Beijo.
    Cores do Vício

    • Thami Sgalbiero
      março 18, 2021

      Fico feliz que tenha gostado, Pathy! 😀

  • Adriel
    agosto 26, 2020

    oieee.

    meu lado virginiano PIRAA quando se fala em organização, não importa o quê. <333

    acredito que ter um calendário de posts ou pelos menos as datas certinhas de postagens ajuda bastante tanto quem produz o conteúdo quanto quem consome. dei uma olhada na tabela q vc indicou e tá linda. <3 pro blog eu gosto de ter um caderninho pra ir anotando as pautas, sabe? sempre ando com um, daí quando tenho alguma ideia, jogo nele. às vezes tbm rascunho no celular alguma coisa pelo Evernote e depois finalizo na frente do computador.

    o negócio é a gnt encontrar a melhor maneira pra se organizar e se sentir produtivo.

    bj!

    • Thami Sgalbiero
      março 18, 2021

      Eu anotava tudo em um caderninho, mas aí depois que fiz essa planilha foi melhor pra mim, já que eu produzo o conteúdo todo no computador mesmo, aí já abro direto na planilha. Quando a gente organiza melhor, as coisas se desenrolam mais facilmente né? ?