8 segredos para dominar a gestão do seu tempo
Todos nós gostamos de estar ocupados, mas às vezes a carga de trabalho pode se tornar excessiva. Os minutos passam como segundos e não demora muito pra que você fique completamente sobrecarregado com a lista de tarefas que nunca vai ter tempo de concluir! Porque as tarefas só aumentam! ?
Foi exatamente assim que eu comecei a me sentir na empresa em que eu estava trabalhando. Quando comecei lá, conseguia administrar minhas tarefas, mas elas vão aumentando – o trabalho sempre aumenta né? Quase não sobrava tempo para escrever um post aqui ou fazer um vídeo para meu canal do YouTube. E só agora, depois que fui demitida, é que tive tempo de conseguir administrar meu tempo. Louco isso né? Parecia que tinha que acontecer mesmo.
Mas você não precisa esperar ser demitido ou pedir demissão pra começar a administrar seu tempo.
Pare, respire fundo e siga essas 8 dicas para gerenciar seu tempo da maneira mais eficaz:
1. Planeje seu dia
Não tem nada mais gratificante do que se sentar com um café e sua agenda na sua frente logo pela manhã. Olhando pra tudo que você precisa para concluir, você se prepara – pelo menos psicologicamente – para o dia. Defina metas que aí você vai se esforçar pra alcançar elas durante o dia, mas não faça nada muito surreal como definir 30 metas e querer terminar tudo em 1 dia só. Isso vai te sobrecarregar e não vai valer a pena.
Eu uso o calendário do meu celular – que também consigo abrir no computador. Por ele eu consigo ver tudo o que preciso resolver, caso precise ir na rua ou levar minha vó em alguma consulta. Também uso os lembretes do celular e as notas autoadesivas do computador. As notas aparecem assim que eu ligo o computador.
2. Faça checklists
As pessoas vão puxando você em uma direção diferente. Você alegremente acena com a cabeça, respondendo “sim, claro, eu posso fazer isso!” e antes que você perceba, você tem uma lista de tarefas do tamanho do seu braço! Anotar tudo não apenas vai te ajudar a visualizar exatamente o que você tem que fazer, mas, também, o quanto você já fez com um simples check. ✅
3. Evite distrações
É da natureza humana favorecer uma tarefa prejudicando outra. Seu Instagram está sentado na sua barra de favoritos, olhando pra você enquanto você tenta trabalhar e obviamente uma hora você vai querer clicar no ícone dele! O tempo é gerenciado com muito mais energia quando você é produtivo com ele, então tente evitar aquelas notificações de mensagens tãaao tentadoras.
Uma coisa que você pode fazer é colocar a tela do celular para os tons de cinza. Remover a cor da sua tela faz com que as mídias sociais fiquem menos atrativas.
4. Peça ajuda
Com toda a vontade do mundo, somos apenas humanos e nem sempre podemos fazer tudo. Reconheça a sua dificuldade e peça a alguém para te ajudar. Isso vai te tirar a pressão e liberar seu tempo.
5. Enfrente uma coisa de cada vez
Você pode ter um milhão e uma de coisas para fazer, mas não pode fazer todas de uma vez. Faça uma tarefa de cada vez e você vai completar com muito mais proveito.
Eu tenho a incrível mania de começar a fazer uma tarefa, parar na metade e começar outra. Estou tentando cada dia mais me ajeitar em relação a isso. Uma coisa que tem me ajudado é usar a técnica Pomodoro, que consiste em você trabalhar sem parar por alguns minutos e ter um break em outro. Por exemplo, eu estou a 30 minutos aqui escrevendo esse post, mas já já vou parar uns 10 minutos pra checar o Twitter. O plugin Strict Workflow pro Google Chrome me ajuda nisso.
Eu posso bloquear páginas que me distraem e toda vez que tento acessar uma delas enquanto estou realizando alguma tarefa, ele bloqueia o acesso pra mim.
6. Use o seu tempo limite com sabedoria
“Uma pausa” não significa verificar seus e-mails! Porque isso também é trabalhar. Use seu tempo de pausa da melhor forma e você vai ser muito mais produtivo quando voltar a tentar se concentrar no trabalho. A técnica Pomodoro que já mencionei acima também entra aqui.
7. Saiba o que é urgente
Priorizar tarefas pode tornar sua lista de tarefas um pouco menos assustadora. Se algo não precisa ser feito hoje, então não se preocupe com isso hoje. Use seu tempo com sabedoria para cumprir apenas o que está nos prazos de hoje!
8. Recompense a si mesmo!
Que melhor incentivo existe para fazer as coisas do que se recompensar? Quer seja uma pausa para o chá após cada tarefa concluída na sua checklist ou uma grande taça de vinho no final do dia, isso certamente vai ajudar você a trabalhar com uma mentalidade melhor!
E aí? Você já consegue administrar bem o seu tempo? Essas dicas te ajudaram? Comenta aqui!
Stephanie Vasques
maio 18, 2021Esse post veio no momento certo, eu tô numa fase que não tô dando conta nem do meu próprio tempo de sono (que tá todo atrapalhado, inclusive) kkkkkkkkkkk rindo de tristeza! Passei umas semanas tentando “corrigir” o meu sono, mas isso atrapalhou ainda mais a minha rotina, porque eu tava acordando bem cedo mas não prestava PRA NADA durante o dia KKKKK. Resolvi aceitar que sou mais produtiva durante a noite e agora tô aqui recuperando a organização diária das minhas tarefas, mas sigo com um sentimento bizarro de querer que o dia tivesse 9486515 horas pra poder dar conta de tudo, sabe? E isso ataca demais a minha ansiedade e consequentemente traz a procrastinação junto, já que no fim das contas acabo fazendo apenas o que é prioridade. Amo me planejar, fazer checklists, e ver tudo dar certo, mas tá teeeeenso. O celular ainda acaba sendo a maior distração, e eu trabalho usando ele pra fazer várias coisas, então às vezes tô ali na função e quando vejo tô abrindo o twitter, o instagram, uma notificação, um joguinho… kkkkkkkkkkkkkk. e também sinto que o trabalho acaba ocupando uma parte (e energia) significativa do meu dia. Mas enfim, eu ameeeei as suas dicas! Algumas coisas eu já sabia, mas preciso aceitar e colocar em prática, tipo essa extensão do Chrome que já te vi falando dele várias vezes mas nunca instalei. Agora já coloquei ele aqui prontinho, amanhã ele me espera hahahahaha ♥
Com amor,
Ste Vasques • O Mundo Por Ste
Adriel
maio 18, 2021oiee.
já faz um tempinho q eu venho me organizando e otimizando o meu tempo. desde quando li “Faça Tempo: 4 passos para definir suas prioridades e não adiar mais nada”, tudo mudou. esse livro foi escrito por dois caras que trabalhavam no Google e viviam numa correria doida. cansados daquela vida, eles deram um break, organizaram a rotina e mostraram como fazer pra ser mais produtivo.
não só os autores de “Faça Tempo”, mas até mesmo a Thays do blog Vida Organizada indicam retirar as notificações do celular. desde quando fiz isso, melhorou demais as coisas por aqui.
eu vou pegar das tuas dicas a técnica do Pomodoro. me distraio fácil aqui na firma. 🙁
2bj!
Tamires Milhazes
maio 18, 2021Eu tô fazendo essas dicas desde o começo do ano pq aprendi na terapia que preciso de rotina e disciplina pra consegui lidar com a ansiedade. As vezes é bem difícil de cumprir, principalmente na tpm, mas tenho me policiado.
Beijos
Eu Milhazes
Luly Lage
maio 23, 2021Menina, esse post tá tudooooo! Eu tenho um super problema em gerenciar meu tempo, já tentei o Método Pomodoro várias vezes, mas preciso resolver minha falta de disciplina comigo mesma, sabe? Essa é a pior das dificuldades… Mas achei tão maravilhoso que sua demissão trouxe algo positivo na sua vida, Thami! Fico feliz de verdade!
Tammy Cezaretti
junho 10, 2021Amei o post e as dicas, era tudo o que eu precisava ler no momento hahahah estou perdidinha com tudo!
Beijos,
http://www.tammycezaretti.com.br